Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento CULTURA NERD

Semana Geek Sesc encerra neste sábado, em Canoas

Cidade sedia, de forma híbrida, encerramento de semana que marcou retorno de atividades

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 30.10.2021 às 03:00 Última atualização: 30.10.2021 às 15:13

A segunda Semana Geek Sesc termina neste sábado (30) com um show da Banda da Base Aérea de Canoas. No encerramento, que acontece a partir das 19h30, o grupo apresentará trilhas sonoras de filmes marcantes para a cultura pop. Este será o único dia do evento que contará com a presença de público. Cerca de 100 pessoas foram sorteadas para assistir presencialmente o show, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Emerson Vasconcelos é curador da Semana Geek Sesc
Emerson Vasconcelos é curador da Semana Geek Sesc Foto: PAULO PIRES/GES

Atividades

Desde a última segunda-feira foram realizadas diversas atividades, algumas clássicas de eventos voltados ao público nerd, como concurso de cosplay, palestras e debates sobre temas relacionados ao mundo dos quadrinhos e da cultura pop.

Curador do evento, o canoense Emerson Vasconcelos vê na experiência o começo da retomada de um setor importante para a cultura pop. "É o mais perto que a gente pode ter agora dos eventos físicos, e os eventos geeks são como se fossem a balada do público nerd, tem muita gente que faz amigos, forma redes de contato até profissionais nesse meio."

Todas as atividades ao longo da semana aconteceram de forma virtual, o que permitiu a participação de nomes reconhecidos internacionalmente, como o ilustrador Mike Deodato, que foi artista exclusivo dos estúdios Marvel. A possibilidade de ter profissionais reconhecidos no Brasil e no exterior debatendo as novidades do universo pop é outro elemento destacado por Vasconcelos. "A questão do híbrido facilitou para os eventos."

 

Economia nerd em plena retomada

Para além de um grupo de jovens vestidos como seus personagens preferidos ou lendo gibis e mangás, a cultura geek se consolida, inclusive, como um importante setor econômico. Estudo feito pelo Sebrae aponta que apenas no setor de jogos eletrônicos o público potencial é de 45 milhões de pessoas.

Os dados da pesquisa são do Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Emerson Vasconcelos diz que nas regiões Metropolitana e do Sinos um importante mercado a ser explorado é o da culinária especializada. "O mercado de alimentação geek, que em São Paulo já é fervoroso, aqui ainda está engatinhando. O geek quer comer um prato temático, ir em um lugar temático, não tem muito lugar para ele sair aqui."

"Nesse ano a gente pegou o viés do empreendedorismo geek. O cenário de alimentação começou a ser explorado", opina.

Impactos

O curador da Semana Geek comenta também sobre o impacto na pandemia. "Na área de eventos o impacto foi bem ruim, eles pararam, ao mesmo tempo em que continuaram lançando quadrinhos e filmes. O pequeno empreendedor, o lojista que só tinha loja física, o organizador de eventos, esses sofreram um impacto terrível. Mas os grandes produtores não perderam tanto dinheiro, porque arrumaram maneiras", avalia Vasconcelos.

Com o avanço da vacinação, a expectativa é de retomada da atividade econômica de um modo geral. E os geeks ou nerds, contrariando a fama de tímidos, devem aparecer cada vez mais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.