Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento Cultura pop

Pokémon: 25 anos e muitas gerações

Nascida em 1996, franquia é uma das maiores do entretenimento, agregando fãs de todas as idades

Por João Linden
Publicado em: 06.11.2021 às 03:00 Última atualização: 06.11.2021 às 17:23

Considerada uma das franquias mais poderosas do entretenimento mundial, Pokémon comemora 25 anos em 2021 com uma legião de fãs que agrada praticamente todos os públicos, independente da idade, classe social ou nacionalidade. Entre todos os fenômenos da cultura pop mundial das últimas décadas, os monstrinhos de bolso estão encravados entre uma das marcas mais consolidadas do mercado em seu segmento.

Mãe e filha: Adriana e Geovana jogam juntas
Mãe e filha: Adriana e Geovana jogam juntas Foto: fotos João Linden/GES-Especial

O segredo? Difícil apontar. É uma grande soma de boas decisões desde que os primeiros jogos foram lançados em 1996, no Japão - a febre Pokémon aterrissou no Ocidente só dois anos mais tarde.

A ludicidade dos seus personagens, porém, com certeza está entre os pontos determinantes. "Gosto dos monstrinhos. Mas são muitos e não consigo lembrar de todos os nomes. Por isso dei apelidos, como: Gelatina (Grimer) e Ratinho (Rattatta)", diverte-se a arquiteta Adriana Klaus, 52 anos, que aderiu à franquia em 2016, quando surgiu o jogo Pokémon GO, que foi baixado em boa parte dos smartphones do mundo. "Começamos a jogar juntas e seguimos até hoje", conta Geovana Klaus, 23, filha de Adriana.

Outra característica importante é a capacidade de despertar o sentimento de "colecionismo" entre os adeptos. Todos treinadores querem ter o maior número possível de Pokémon em seus acervos. Nasceram 151, em 1996, mas hoje já são 898. "O êxtase de encontrar e capturar um Pokémon "shiny" (brilhante) é indescritível", relata o estudante Jonathan Müller, 17 anos, se referindo aos monstrinhos mais raros do jogo, que têm colorações diferentes dos regulares.

Transmídia

Outro fator que corrobora o sucesso de Pokémon é sua habilidade de transitar pelas mais diferentes mídias com a mesma naturalidade. A franquia que nasceu nos videogames portáteis hoje tem uma série animada longeva na tevê, inúmeros filmes para os cinemas, revistas em quadrinhos de boa tiragem, jogos de cartas e uma gama enorme de jogos eletrônicos.

Isso sem contar o merchandising: hoje é difícil imaginar algum produto no mundo que não tenha a marca Pokémon estampada ou alguns de seus monstrinhos vinculados. "Comecei a 'consumir' Pokémon quando a animação passava na tevê aberta quando tinha 8 anos. Depois segui acompanhando nos serviços de streaming até decidir comprar um console para ter acesso aos jogos", explica a estudante Isadora Simon Blauth, 16 anos.

A interação social que o jogo provoca desde seu surgimento também é digna de destaque. Desde 1996 sempre são lançadas ao menos duas versões do mesmo jogo. O conteúdo entre ambas é praticamente o mesmo, mas com Pokémon diferentes entre elas.

Ou seja: para se ter todos monstrinhos era preciso trocar com alguém. Nos anos 1990 esse trabalho era viabilizado por cabos. Hoje a Internet faz o serviço, assim como no Pokémon GO. "Já fiz vários amigos por causa do jogo", diz Jonathan.

Jogos e música para festejar

A Nintendo e Game Freak, principais detentores da marca Pokémon no mundo, planejaram uma série de eventos para marcar os 25 anos da franquia. Muitos deles foram anunciados no início do ano, mas não empolgaram os fãs mais antigos. Um álbum com músicas alusivas a Pokémon foi lançado com artistas reconhecidos, como Katy Perry, Post Malone e J Balvin. Nos jogos, foram lançados New Pokémon Snap (Nintendo Switch) e Pokémon Unite (Switch e celulares). No final do mês mais dois jogos: Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, ambos para Switch.

Os games que consagraram os monstrinhos

A linha principal de jogos é dividida em oito gerações. Veja abaixo detalhes dos lançamentos no Ocidente.

Gerações de jogo do Pokémon
Gerações de jogo do Pokémon Foto: Arte GES

 

Franquias mais lucrativas do mundo do entretenimento
Franquias mais lucrativas do mundo do entretenimento Foto: Arte GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.