Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento MOSTRA

Exposição de charges lança um olhar especial sobre o livro e a educação

Inaugurou neste sábado (20) com entrada franca na capital exposição de cartuns na Galeria Ecarta

Publicado em: 20.11.2021 às 03:00 Última atualização: 22.11.2021 às 15:02

Todo assunto importante deveria ser abordado com inteligência, sensibilidade e, sempre que possível, uma pitada de humor. Esta é exatamente a proposta de uma exposição que inaugurou neste sábado (20) em Porto Alegre. Em 100 trabalhos, 22 chargistas abordam os livros e a educação.

Trabalho de Lu Vieira sobre Paulo Freire, na exposição da Grafar
Trabalho de Lu Vieira sobre Paulo Freire, na exposição da Grafar Foto: Lu Vieira

"Grafar na luta pela cultura" é a nova exposição da Galeria Ecarta que segue até 19 de dezembro. A coletânea reúne trabalhos segmentados nas temáticas livros, educação e Paulo Freire. "São desenhos traçados com o fino fio do humor e o peso das ideias", resume o curador Eugênio Neves.

Quem expõe

Integram a mostra os cartunistas Alisson Afonso, Augusto Bier, Celso Schröder, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Fernando Uberti, Leandro Hals, Jô Xavier, Francisco Juska, Luciano Kayser, Lancast, Lu Vieira, Máucio, Moacir Gutterrez, Paulo Vilanova, Rafael Correa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ruben Castillo, Santiago, Vicente Marques e Anibal Bendati (in memoriam).

Para o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon, o olhar dos cartunistas é um instrumento infalível de crítica e humor, com precisão inigualável quanto à contemporaneidade. "É uma honra nossa participar com a Grafar dessa sensível homenagem", afirma.

Associação congrega desenhistas

A Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) foi fundada em 1987. Nestes 34 anos transmite e aprofunda o conhecimento nas áreas do cartum, da charge, da caricatura, dos quadrinhos e da ilustração.

Os trabalhos da mostra foram impressos em papel formato A3 e estão fixados diretamente na parede da Galeria. A mostra pode ser vista de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca e protocolos sanitários. 

A galeria fica na Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre.

Abordando assuntos importantes com leveza

A exposição contempla temas que estão bem na ordem do dia no Estado e no País. Os livros estão em evidência, tanto pela Feira do Livro de Porto Alegre, que se encerrou há poucos dias, quanto pelos eventos livreiros que estão acontecendo em outras cidades pelo Estado.

Paulo Freire e a questão da educação também são discussões presentes, no momento em que se debate a retomada do ensino presencial e os impactos da quarentena sobre os estudantes, em especial aqueles da rede pública.

O curador da mostra, Eugênio Neves, destaca que "o desenho de humor sempre cumpriu seu papel no cenário nacional" e aponta "o quanto a cultura e a educação têm papel crucial para compreender e superar esse período".

"O RS é reconhecido por concentrar grande número de cartunistas de expressão nacional e internacional. Boa parte dos integrantes da mostra acumula premiações em vários países", menciona o material de divulgação da mostra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.