Porto Seco, Perimetral, Borges de Medeiros, Teatro São Pedro, Beira-Rio, Renascença, Esquina Democrática ou Teatro da Ospa? Não importa. Todos são palcos históricos e sagrados em nossa capital. Futebol, dramaturgia, música, desfile carnavalesco ou manifestação política? Seja qual for o tema ou o roteiro, Imperadores do Samba vai à pista para perpetuar fatos e lugares em que tem sido protagonista. A escola quer uma vitória.
Simples e direto o recado da Imperatriz Dona Leopoldina, com o enredo "Me respeita!" A proposta é lembrar a verdadeira condição da mulher, a de uma imperatriz, que não está obrigada a nada. Uma inserção de nítida inspiração política. Saudável inspiração, que corresponde à história da agremiação, sempre oferecendo enredos de marca democrática.
Várias formas de acompanhamento estão disponíveis para quem quiser curtir as escolas de samba da Grande Porto Alegre, no Porto Seco. A produtora Cubo Play, detentora dos direitos de transmissão, estabeleceu parceria com a TVE RS, Canal 7, e a Rádio ABC 103.3 FM. O nosso Carnaval será acompanhado pela plataforma da Cubo, mais TV aberta, Facebook e Youtube. A equipe que fará a transmissão contará com Isabel e Alexandre, consagrado casal de porta-bandeira e mestre-sala do carnaval gaúcho. Opinião de peso e credibilidade, sem dúvida, completando o quadro de comentaristas com Renato Dornelles, experiente jornalista com mais de 30 anos em coberturas de desfiles aqui, no Rio de Janeiro, São Paulo e Uruguaiana.
O Estado Maior da Restinga tem como enredo um recanto da cidade de Porto Alegre detentor de uma inquietante indagação: Redenção ou Farroupilha? Trata-se do mesmo parque, mas denominado de formas distintas, de acordo com a perspectiva histórica de quem escreve ou lê cada capítulo. Foi Redenção para acolher negros alforriados ou fugidos das senzalas, foi e ainda é Farroupilha para exaltar os revolucionários que massacraram negros escravos em Porongos.