Publicidade
Cotidiano | Tecnologia Tecnologia

Vazamento expôs dados de 220 milhões de brasileiros; saiba se seu CPF foi exposto

Surgimento deste vazamento colocou em alerta principais órgãos de proteção ao consumidor e também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Publicado em: 01.02.2021 às 20:32 Última atualização: 08.02.2021 às 10:08

Informações dos portais de tecnologia apontam que mais de 223 milhões de CPFs e 40 milhões de CNPJs foram vazados na última semana, incluindo um completo dossiê que contém nome completo, salário, foto de rosto e score em bureau de créditos. A principal suspeita da origem sobre os dados em questão recaiu sobre a Serasa Experian, empresa conhecida dos brasileiros pelos seus serviços no mercado de proteção ao crédito e que recentemente foi acionada na Justiça para que parasse de vender dados pessoais dos brasileiros, tomando como base dessa ação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações são do portal TecnoBlog.

Os dados seriam do mês de agosto de 2019. O surgimento deste vazamento colocou em alerta os principais órgãos de proteção ao consumidor e também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O que fazer

Para auxiliar os consumidores foi criado o site "Fui Vazado!", que promete ajudar a descobrir se os seus dados fazem parte desse grande vazamento, sendo exibido após o fornecimento do CPF e data de nascimento completa quais dados podem ter sido violados com o vazamento, dividindo nas categorias Básico, e-mail, telefone, endereço, mosaic, ocupação, score de crédito, registro geral, título de eleitor, escolaridade, empresarial, receita federal e classe social.

Contudo, o site vem apresentando lentidão e intermitências, sendo necessária a tentativa por algumas vezes para que talvez seja possível conseguir obter acesso.

Já para aqueles que desejam verificar o vazamento de dados relacionados ao CNPJ, o site BLB20 LeakCheck, que é mantido pela empresa de segurança Syhunt, permite verificar se um CNPJ está entre os 40 milhões vazados. Para fazer a consulta, o site exige o fornecimento do número do CNPJ e informações básicas da empresa como nome completo do responsável, e-mail corporativo, telefone e a informação se quem está solicitando os dados é o responsável pelo CNPJ ou um gestor de segurança da informação..


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.