Publicidade
Cotidiano | Turismo Sobre duas rodas

Cicloturismo da Rota Romântica: 355 quilômetros de belas paisagens

Circuito possibilita aos turistas desfrutar, pedalando, as belas paisagens que a região oferece

Publicado em: 30.04.2021 às 14:29

Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica é um trajeto sinalizado de 355 quilômetros Foto: Divulgação
O momento difícil da pandemia e suas regras de isolamento social reduzem a possibilidade de colocar em prática novos projetos turísticos, considerando que ocorrem alterações frequentes nos protocolos de saúde por parte poder público. Porém, a tendência mundial da utilização de bicicletas foi uma oportunidade encontrada pela Rota Romântica para movimentar a região. Isso porque o ciclismo – e o cicloturismo – é uma atividade individual que, por característica própria, reduz a possibilidade de aglomerações.

Assim, nasceu em setembro de 2020 o Circuito de Cicloturismo, um produto turístico composto por estradas secundárias, a maioria não pavimentada, em um sistema autoguiado que interliga os 14 municípios integrantes da Rota Romântica. São 355 quilômetros de um percurso, possibilitando ao cicloturista desfrutar das belas paisagens da região, assim como conhecer as zonas rurais e centros urbanos dos municípios.

“Foram dois anos planejando este projeto, que acreditamos ser um grande acerto, pois alia o turismo regional com uma prática esportiva e saudável”, destaca o diretor-presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica (AMRR), Claudio José Weber. Ele explica que todo o percurso é sinalizado para que o ciclista possa viajar de forma tranquila e segura.

A saída e chegada oficial do Circuito de Cicloturismo é na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica (Avenida 15 de Novembro, 100), porém o cicloturista pode fazer o trajeto de forma independente, no horário e local preferidos.

Passaporte e certificado

O ciclista pode retirar o passaporte especial do projeto em qualquer uma das cidades da Rota Romântica nos pontos de carimbo identificados no site oficial e no manual de navegação.
Esse manual está disponível para ser baixado no formato GPX e ser utilizado pelo aplicativo do celular ou equipamento de GPS. Outra opção é baixar os arquivos no formato PDF com as informações de cada trecho.

Quem completar todo o circuito é bonificado com um certificado e, para obtê-lo, são necessários, ao menos, 11 carimbos no passaporte.

Mapa Rota Romântica

Você Sabia?

A identificação do Circuito de Cicloturismo é feita por placas interpretativas (situadas em cada município com as informações sobre o trecho que se inicia); indicativas (mostram o sentido do trajeto); folhas de plátano (sinalizam que o ciclista está no caminho certo)


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.