Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Turismo Turismo

Ministério do Turismo faz homenagem à região gaúcha dos Vinhedos e à Serra

Reconhecimento foi em comemoração ao dia do Enólogo, o profissional especializado em vinhos

Publicado em: 23.10.2021 às 03:00 Última atualização: 24.10.2021 às 08:45

No dia 22 de outubro foi comemorado o Dia do Enólogo, o profissional especializado em vinhos. Para marcar a data, o Ministério do Turismo decidiu prestar uma homenagem à Serra Gaúcha.

"Todos os anos, durante o verão na Serra Gaúcha, tem início a temporada de colheita da safra de uva e a produção de vinhos e espumantes. Nesta época, turistas em visita à região podem participar tanto da colheita como da pisa das uvas. Os atrativos oferecidos pelas vinícolas, restaurantes e hotéis vão além e possibilitam, por exemplo, fazer cursos de degustação de vinhos, correr ou pedalar em meio aos parreirais, degustar jantares harmonizados e participar de festas típicas nas comunidades", postou o Ministério no seu site.

Atrações

Vale a oportunidade para lembrar as muitas atrações da Serra Gaúcha, que se articula em diversos nichos turísticos. Há o turismo de base italiana, trabalhado em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Há o turismo gastronômico e vinícola, que inclui estas mesmas cidades e conta com uma infraestrutura crescentemente mais sofisticada de vinícolas, muitas das quais oferecem degustações e passeios guiados. Há o turismo histórico, que inclui regiões limítrofes como o Vale do Sinos e as Hortênsias. E há o turismo que aposta na sofisticação e nos diversos parques e museus, caso de Gramado e Canela.

Além da infraestrutura turística famosa no País e que atrai visitantes inclusive do exterior, a Serra gaúcha também é, para quem está nos Vales do Sinos, Paranhana e Caí, um exemplo de destino dentro de outra tendência em alta, as viagens curtas.

O chamado turismo de proximidade é aquele em que as distâncias podem ser cobertas de carro. É ideal para famílias em um fim de semana, por exemplo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.