Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Turismo REGULARIZAÇÃO

Ministério do Turismo quer qualificar os guias turísticos

Portaria unifica normas e portal facilita acesso

Publicado em: 20.11.2021 às 03:00 Última atualização: 20.11.2021 às 15:22

Parte importante da experiência de viagem de muita gente, os guias locais são, inclusive, um dos parâmetros para avaliação turística internacional. O Ministério do Turismo acaba de anunciar medidas para facilitar a regulamentação e qualificação dos profissionais da área. Um portal foi criado para registro, informação e dicas de formação na área.

Foz do Rio São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe, localidade com visitas guiadas
Foz do Rio São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe, localidade com visitas guiadas Foto: FOTOS Adobe Stock

"Agora, é possível encontrar em um só lugar normativos e regras relacionados ao exercício regular da profissão. Em mais um passo para desburocratizar e simplificar a vida do cidadão, o Ministério do Turismo editou portaria que consolida normas da atividade de guia de turismo. A medida beneficia os mais de 26,6 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil", diz comunicado.

Regularização

"Os guias de turismo exercem um trabalho encantador, feito com muita seriedade e profissionalismo, tornando as viagens experiências únicas para os nossos turistas. Para 'desatrapalhar' a vida deles e contribuir para a regularização do setor, reunimos em uma única portaria todo o arcabouço legal que envolve o exercício da atividade dos guias de turismo", conta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A portaria pode ser vista em bit.ly/3FBSGD3.

Atuação

A profissão de guia de turismo foi regularizada no Brasil em 1993. Para exercê-la, é obrigatório o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). São quatro categorias: regional, de excursão nacional, de excursão internacional e especializado em atrativo turísticos.

Para se tornar um guia de turismo, é necessário realizar um curso técnico de formação profissional, além do cadastro junto ao Ministério do Turismo.

Cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, outro dos locais com visitas guiadas no País
Cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, outro dos locais com visitas guiadas no País Foto: Adobe Stock

Profissionalização é tendência mundial

As informações estão centralizadas em cadastur.turismo.gov.br. "O sistema busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do ramo. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios a empreendedores, a plataforma proporciona uma importante fonte de consulta para o turista", define o comunicado oficial do Ministério do Turismo.

Tendência

Na região e em todo o País há cursos de formação para agentes de turismo, assim como de hotelaria. A profissionalização do setor é uma tendência crescente em todo o mundo, e em muitas avaliações oficiais de viagem a qualificação e disponibilidade de guias locais é um dos parâmetros mais importantes de avaliação da infraestrutura turística regional ou mesmo nacional.

O esforço do Ministério de divulgar as normas e facilitar o registro tem vários objetivos. Por um lado, busca oferecer condições de empregabilidade para quem atua na área. Por outro lado, também tem o objetivo de oferecer segurança aos viajantes, evitando atuação informal sem registro. A qualidade do serviço oferecido afeta a reputação dos destinos turísticos junto aos usuários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.