Publicidade
Cotidiano | Viva a Música Cultura

Coral da Sociedade União, de Estância Velha, completa 125 anos de atividades

Grupo está cheio de planos, como programação de aniversário e apresentação internacional, e quer ser ainda mais conhecido em sua cidade natal

Por Susi Mello
Última atualização: 17.10.2019 às 05:13

Todos os domingos, na Sociedade de Canto União, os 23 cantores se reúnem para ensaiar entre as 17 horas e 21h30 Foto: Divulgação
Eles já cantaram em outros Estados e fora do País, inclusive irão viajar para o Uruguai no próximo mês. Porém, mantêm-se firmes como um coral comunitário da cidade. Esse é perfil do Coral da Sociedade de Canto União (Cantun), de Estância Velha, que comemora, em 2019, seus 125 anos de atuação.

"O nosso foco é de ser comunitário. Queremos que o coral seja conhecido em Estância Velha, que a comunidade queira nos assistir e participar como integrante. Sempre cantamos em vários locais, mas queremos que a comunidade se sinta parte do nosso coral", declara o diretor cultural da Canto União, Ândreas Henrique Hansen Mentz.

A comemoração pelo aniversário vem ao longo do ano. Os eventos mais recentes foram o 22º Festival de Coros da Sociedade de Canto União e o 19º Festival de Coros da prefeitura de Estância Velha, ambos com muita música, no último sábado. "Fomos aplaudidos por aproximadamente 300 pessoas", relembra. Em novembro, entre os dias 7 e 10, o coral viajará para Montevidéu e no final do ano se apresentará em eventos natalinos. Em seus shows, o grupo interpreta uma variedade especial de canções. O público pode conferir desde músicas eruditas e gaúchas, passando pelas folclóricas nacionais e internacionais, até as sacras. "Temos tudo para agradar o maior número de pessoas", acrescenta.


Promoções

Para se manter e até garantir viagens, o Coral União realiza promoções. No dia 18 deste mês, às 20 horas, ocorrerá um bingo na Cantun. "Os recursos vão para o caixa e parte desse valor será direcionado para as despesas da viagem", acrescenta. A prefeitura de Estância Velha arca com o pagamento do maestro.

Por amor à música

O Coral União tem como maestro Martin Alexandre Altevogt, que está desde 2017. Ao todo são 23 cantores, que não vivem da música mas são apaixonados por ela. "Há vendedores, professores, empresários e aposentados no grupo, desde os 26 anos até quem tem mais de 70", sublinha o diretor cultural da Canto União, Ândreas Henrique Hansen Mentz. Os ensaios ocorrem na Sociedade de Canto União, aos domingos, das 17 horas às 21h30. Embora a seleção ocorra no início de cada ano, os interessados em ingressar podem contatar aos domingos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.