Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Fique atenta

Coronavírus e outras doenças: os riscos à saúde em compartilhar maquiagem

Infectologista alerta para o uso pessoal de produtos e pincéis

Última atualização: 07.04.2020 às 20:45

Maquiagem deve ser de uso pessoal, alerta infectologista Foto: Adobe Stock
Os acessórios usados para cuidar da beleza, normalmente, já são motivo de preocupação quando o assunto é contaminação. Em tempos de pandemia da Covid-19, esse alerta é ainda maior. O problema é a transmissão indireta do vírus, através do contato com superfícies que estejam contaminadas.

Nos salões de beleza, que estão com funcionamento parcial, é indispensável que todos no ambiente mantenham suas mãos higienizadas através de lavagem com água e sabão ou álcool gel a 70% e cuidem da limpeza adequada dos acessórios. A médica infectologista associada da Amrigs, Anelise Pezzi Alves, destaca cuidados importantes a serem observados.

Leia todos os conteúdos do VIVER COM SAÚDE

“Quanto aos cuidados com a nécessaire de beleza em função do coronavírus, é importante ressaltar que todos os materiais devem ser de uso individual. A maquiagem é um item importante e, desde sempre, recomendamos que o seu uso seja estritamente pessoal. É importante lembrar também que, além do coronavírus, pode haver a transmissão de uma série de outras doenças. Destaco a conjuntivite e infecções de pele. Também é fundamental lembrar de sempre lavar as escovas, pentes e pincéis com água e sabão”, explica.

Portanto, o hábito de se maquiar junto com outras pessoas está totalmente proibido. Mesmo em casa, vale a recomendação do intenso cuidado alcançando todas as regiões das mãos: dorso, palma, espaços entre os dedos, parte lateral e base do polegar, pontas dos dedos e pulsos.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.