Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Previna

Síndrome de De Quervain: uso do celular pode causar inflamação nos polegares

Doença que traz dor e prejudica movimento dos punhos, mãos e dedos das mãos já é chamada por revista científica de "WhatsAppinite"

Por Adriana Lima
Publicado em: 19.09.2020 às 03:00 Última atualização: 19.09.2020 às 20:17

A repetição no uso dos polegares para digitar mensagens no celular sobrecarrega os tendões, levando à inflamação Foto: Adobe Stock
A urgência no contato e no repasse da informação on-line têm sobrecarregado nosso organismo até a ponta dos dedos. A fisioterapeuta e especialista em Pilates, Walkíria Brunetti, ressalta que punhos, mãos e dedos das mãos, especialmente os polegares, são as principais vítimas do uso excessivo de celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos. "Temos visto muitos casos da Síndrome de De Quervain, também chamada de tenossinovite estenosante ou tenossinovite de De Quervain. A condição se desenvolve quase sempre devido aos movimentos repetitivos do punho e polegar, comuns em quem usa computadores ou celulares de forma excessiva", cita a especialista. A Síndrome de De Quervain foi inclusive citada pela revista científica The Lancet como WhatsAppinite, a inflamação causada pelo uso frequente do aplicativo de mensagens.

Tratamento para a dor

A profissional explica que quando a doença está instalada, a fisioterapia é um dos caminhos para tratar a dor. "Podemos usar diversos recursos, como a crioterapia, eletroterapia, ultrassom, acupuntura. Em alguns casos, podem ser usadas talas. Quando o quadro doloroso melhora, podemos partir para exercícios de fortalecimento das mãos e punhos, assim como fazer uma reeducação do paciente sobre as posturas mais assertivas ao usar dispositivos eletrônicos", alerta, acrescentando que, após o tratamento, é fundamental a mudança de hábitos para evitar novas inflamações.

Cuide também do seu pescoço

Walkíria Brunetti, fisioterapeuta Foto: Divulgação
"Quando a coluna está alinhada, minha cabeça tem por volta de cinco quilos. Quando me inclino para ler a tela, ela passa a ter 15 quilos, ou seja, três vezes mais. Com isso, a cervical vai sofrer as consequências, como dores musculares e até lesões articulares, como hérnia de disco e escorregamento de vértebra, com dor que irradia pelo braço até os dedos", alerta.

Algumas dicas para proteger os seus tendões

Use sua voz: Sempre que possível, mande mensagens de áudio.

Alongue-se: Faça alongamentos das mãos, punhos, pescoço, ombros, braços e antebraços a cada 20 ou 30 minutos quando estiver no celular ou no computador.

Detox digital: Faça atividades que não envolvam a tecnologia e não sobrecarregue suas mãos.

Fortaleça as mãos: Use bolinhas próprias para apertar e soltar. Outro exercício é pegar um elástico de cabelo, colocar no polegar, dedo anelar e dedo médio, e ir abrindo e fechando.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.