Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Viver com Saúde

Proteção ao bebê também envolve cuidados nos pezinhos

Podóloga traz importantes dicas para a saúde dos pés das crianças que ajudam a protegê-las de problemas ortopédicos durante a vida toda

Publicado em: 29.10.2020 às 08:00 Última atualização: 29.10.2020 às 09:25

Com o tempo os sapatos adquirem o formato dos pés, escolha bons produtos desde os primeiros passinhos Foto: Adobe Stock
Dores nos quadris, tornozelos e, principalmente, nas costas são queixas comuns dos adultos. Mas, o que pouca gente sabe, é que esses problemas podem surgir nos primeiros meses e anos de vida e, na maior parte das vezes, por causa de um problema nos pés. "Cuidados simples e diários podem evitar problemas futuros e assim fazer com que as crianças tenham uma vida mais saudável e livre de dores", garante a podóloga Malú Pinheiro, coordenadora técnica da Doctor Feet. Veja algumas dicas:

Higiene diária: Os pés das crianças devem ser lavados e muito bem secos todos os dias. "Capriche ao secar, principalmente entre os dedos, pois isso evita frieiras e micoses nas unhas. Mas tenha cuidado para não machucar a pele delicada do seu pequeno", orienta.

Corte correto das unhas: Corte as unhas em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Essa é uma das dicas mais importantes! As unhas encravadas surgem quando crescem em direção à pele ao seu redor. "Nunca corte a lateral das unhas dos pés do seu filho nem deixe as unhas dele muito curtas", alerta.

Andar descalço faz bem: Dentro de casa, sempre que possível e mesmo enquanto a criança estiver aprendendo a andar, deixe-a sem calçados. Isso ajuda os músculos a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, também permite que o ar circule pelo pé inteiro. "Mas antes certifique-se de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque a segurança da criança em risco", lembra Malú.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.