Publicidade
Botão de Assistente virtual

Conheça o quarteto do vôlei da Ginástica convocado para a seleção gaúcha

Seleção sub-18 vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções com três jogadores do time de Novo Hamburgo

Reportagem: Jauri Belmonte

Entre saques constantes e treinos diários, três atletas e um técnico da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo receberam, no último mês, a notícia de que estarão no seleto grupo que vai defender a Seleção de Voleibol do Rio Grande do Sul da categoria sub-18. O quarteto da Ginástica, que atua pela categoria sub-17 do clube, se junta à delegação que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS).

A competição ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Técnico Natan Borges Hofman
Técnico Natan Borges Hofman Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial

Natan Borges Hofman, 31 anos, treina as equipes sub-17 (infantil) e sub-19 (infanto-juvenil) e foi convidado para ser o auxiliar do técnico da seleção gaúcha, Renan Schommer, que treina o Vôlei Nova Petrópolis. "Tenho enfrentado ele (Schommer) em competições regionais. Isso também contribuiu para ele ver atletas nossos e nossa performance.". A convocatória é composta por 12 atletas e, até por isso, o treinador da Ginástica considera o momento um privilégio. "É uma honra para nós representar o nosso Estado e a Sociedade Ginástica, até porque o Rio Grande do Sul é muito forte no voleibol. De 12 atletas, três são da Ginástica", comemora.

Natural de Caxias do Sul, o Hofman chegou ao Vale do Sinos em 2020 depois de concluir a sua Especialização em Psicologia Esportiva. Na década passada, até pela altura - tem 2,05m - se aventurou nas quadras, mas precisou abandonar. "Joguei vôlei quando era mais novo, em clubes de Rio Claro e Limeira, lá no interior de São Paulo. Mas aos 21 anos, lesionei minhas costas e precisei interromper a carreira."

O sonho da juventude

Arthur Groehs é de Novo Hamburgo e tem 16 anos
Arthur Groehs é de Novo Hamburgo e tem 16 anos Foto: Jauri Belmonte/GES-Esporte

Boa parte dos sonhos alimentados na infância começam a tomar forma ainda na juventude, dependendo, obviamente, dos caminhos escolhidos. Os três atletas convocados têm 16 anos. No caso do Arthur Groehs, que é morador de Novo Hamburgo e tem 1,84m, ele trocou o esporte mais popular pelo voleibol. “Jogava futebol com meu irmão, mas acabei vindo para a Ginástica em 2017. A maioria do pessoal, quando mais novo, quer jogar futebol”, disse o ponteiro.

Quanto à convocação, ele afirma que foi a realização de um sonho. "Estava me preparando ao longo de 2021. Era um sonho, pois já tinha tentado no ano passado e não consegui. Quando soube, meus pais também ficaram felizes com a notícia."

Já a busca pelo aperfeiçoamento é o lema de João Gabriel Kranz de Andrade. Nas quadras, o atleta de 1,94m atua como ponteiro e central. Mas o início de tudo, a exemplo de Groehs, foi em um campo de futebol. Ele atuava como centroavante antes de rumar para o vôlei.

João Andrade, jogador da Ginástica, está entre os convocados
João Andrade, jogador da Ginástica, está entre os convocados Foto: Jauri Belmonte/GES-Esporte

"Joguei (futebol) de 2016 a 2020, quando em 2020 fui convidado a fazer um teste aqui na Ginástica e passei. Trabalhei ao longo desse tempo sempre buscando melhorar e corrigir erros. Com relação à convocação, ainda não caiu a ficha. É um misto de surpresa com ansiedade, não conseguia dormir. É uma experiência diferente", diz o jogador que é morador de Montenegro.

Também convocado, Guilherme Paim tem 1,95m e é morador do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. A trajetória do jogador que é oposto e central teve, no entanto, um início diferente. Ele integrava o projeto Saque do Bem, que acontece na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo e se destacou em uma competição intercolegial.

Guilherme Paim, jogador da Sociedade Ginástica, é morador de São Leopoldo
Guilherme Paim, jogador da Sociedade Ginástica, é morador de São Leopoldo Foto: Jauri Belmonte/GES-Esporte

"Eu treinava com o pessoal do projeto, até que fui convidado a jogar com o pessoal do Sinodal, de São Leopoldo. Daí retornei ao Saque do Bem, quando em uma segunda ocasião, em uma competição intercolegial, me destaquei e fui convidado a participar de uma peneira aqui na Ginástica."

"Todos os nossos atletas tem como objetivo jogar fora do Estado ou, até mesmo, fora do Brasil. Eles são exemplos de sucesso para outras categorias do clube", diz o diretor do Departamento de Voleibol da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, Juliano Groehs.

Em 2021


No último ano, mesmo com o calendário afetado pela pandemia, os três atletas, comandados por Hofman, integraram as equipes sub-17 e sub-19 da Ginástica em compromissos estaduais. Na categoria sub-17, disputaram a Copa RS (3º lugar), Copa Cláudio Braga (4º lugar) e Estadual (4º lugar). Já na sub-19, a Ginástica disputou o Torneio Início (2º lugar), Copa Cláudio Braga (Campeão) e Estadual (3º lugar).

Técnico Natan Hofman, Guilherme Paim, João Andrade e Arthur Groehs
Técnico Natan Hofman, Guilherme Paim, João Andrade e Arthur Groehs Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial


Brasileiro de Seleções
Como a competição não poderá ter a presença de torcida, só será permitida a presença das delegações e comissões técnicas. A seleção gaúcha está na Divisão Especial, equivalente à primeira divisão, ao lado de outras nove seleções estaduais, que devem ser divididas em duas chaves: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre a competição e o calendário ao longo da temporada, podem ser obtidas no site www.cbs.cbv.com.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
LAZER

De cara nova, Grêmio Atiradores retoma o protagonismo entre os clubes da região

Região

Suporte jurídico e gestão de pessoas se transformam em trunfo para a STV

Região
PROJETO DO GRUPO SINOS

Terceira temporada do Ser Educação começa nesta segunda-feira

Ser Educação
CONFIRA O CALENDÁRIO

2022 | Vai ter Copa, sim, mas só no fim da temporada

Esportes