Publicidade
Botão de Assistente virtual

Ginasticanos na seleção gaúcha de voleibol

Dos 12 atletas que integrarão o plantel, três atuam no clube de Novo Hamburgo

Reportagem: Jauri Belmonte

 


Entre um saque forte e a rotina diária de treinos, três atletas e um técnico da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo receberam, no último mês, a notícia de que estarão no seleto grupo que vai defender a Seleção de Voleibol do Rio Grande do Sul da categoria sub-18. O quarteto da Ginástica, que atua pela categoria sub-17 do clube, se junta à delegação que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). A competição ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Natan Borges Hofman, 31 anos, treina as equipes sub-17 (infantil) e sub-19 (infanto-juvenil) e foi convidado para ser o auxiliar do técnico da seleção gaúcha, Renan Schommer, que treina o Vôlei Nova Petrópolis. "Tenho enfrentado ele (Schommer) em competições regionais. Isso também contribuiu para ele ver atletas nossos e nossa performance.". A convocatória é composta por 12 atletas e, até por isso, o treinador da Ginástica considera o momento um privilégio. "É uma honra para nós representar o nosso Estado e a Sociedade Ginástica, até porque o Rio Grande do Sul é muito forte no voleibol. De 12 atletas, três são da Ginástica", comemora.

Natural de Caxias do Sul, o Hofman chegou ao Vale do Sinos em 2020 depois de concluir a sua Especialização em Psicologia Esportiva. Na década passada, até pela altura - tem 2,05m - se aventurou nas quadras, mas precisou abandonar. "Joguei vôlei quando era mais novo, em clubes de Rio Claro e Limeira, lá no interior de São Paulo. Mas aos 21 anos, lesionei minhas costas e precisei interromper a carreira."

Em busca dos sonhos nas quadras

A busca pelo aperfeiçoamento é o lema de João Gabriel Kranz de Andrade. Nas quadras, ele atua como ponteiro e central. "Ainda não caiu a ficha (da convocação). É um misto de surpresa com ansiedade. É uma experiência diferente", diz o morador de Montenegro. Já Guilherme Paim é morador do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Ele integrava o projeto Saque do Bem, na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. "Em uma competição intercolegial, me destaquei e fui convidado a participar de uma peneira aqui na Ginástica."

Em 2021

No último ano, mesmo com o calendário afetado pela pandemia, os três atletas, comandados por Hofman, integraram as equipes sub-17 e sub-19 da Ginástica em compromissos estaduais. Na categoria sub-17, disputaram a Copa RS (3º lugar), Copa Cláudio Braga (4º lugar) e Estadual (4º lugar). Já na sub-19, a Ginástica disputou o Torneio Início (2º lugar), Copa Cláudio Braga (Campeão) e Estadual (3º lugar).

Técnico Natan Hofman, Guilherme Paim, João Andrade e Arthur Groehs
Técnico Natan Hofman, Guilherme Paim, João Andrade e Arthur Groehs Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
NAS QUADRAS

Conheça o quarteto do vôlei da Ginástica convocado para a seleção gaúcha

Esportes
LAZER

De cara nova, Grêmio Atiradores retoma o protagonismo entre os clubes da região

Região

Suporte jurídico e gestão de pessoas se transformam em trunfo para a STV

Região
PROJETO DO GRUPO SINOS

Terceira temporada do Ser Educação começa nesta segunda-feira

Ser Educação