Botão de Assistente virtual
Informe Editorial Educação

Saúde e qualidade de vida: IENH incentiva bem-estar aos estudantes por meio de projetos

Vivências sensoriais, expressivas e corporais fazem parte da construção dos aprendizados dos estudantes

Publicado em: 30.11.2021 às 08:42

IENH

Experiências que promovem o autoconhecimento e colaboram para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais são proporcionadas aos estudantes da IENH visando a promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente escolar. Com vivências sensoriais, expressivas e corporais, os alunos adquirem conhecimento em temas como relações sociais, consciência corporal e espiritualidade.

Dentre os projetos proporcionados pela Instituição está a Pastoral Escolar, um ambiente de promoção de reflexão, diálogo e valorização da vida e da espiritualidade. Em momentos de meditação com a Responsável pela Pastoral Escolar Juliana Zachow, os estudantes vivenciam trocas sobre as “relações humanas baseadas no amor, no respeito, na paz, no perdão e na solidariedade”, diz Juliana.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio são realizadas atividades com a Pastoral e, além delas, também são proporcionados momentos de Mindfulness, que estimulam os alunos a conectarem-se com o momento presente por meio da atenção plena. Na sala de aula, eles também são convidados a refletir, problematizar e ter posicionamento crítico acerca dos assuntos que impactam a qualidade de vida, desenvolvendo trabalhos sobre autoestima, práticas corporais e saúde, por exemplo.

Por meio das aulas de Educação Física, os estudantes também desenvolvem conhecimentos que ampliam a consciência sobre os movimentos, recursos de cuidado de si e fortalecem a utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo a participação de forma confiante na sociedade. Desde o Nível 2, os alunos têm aula com professores especialistas na área e que incentivam diferentes práticas corporais e esportivas para a promoção da saúde.

Acesse www.ienh.com.br

A importância do atletismo

 Como oportunidade de desenvolver o potencial esportivo, o atletismo é uma das atividades complementares oferecidas pela IENH. Atualmente, cerca de 70 alunos participam da Equipe de Atletismo da Instituição. De acordo com o Professor e Coordenador Esportivo Mário Kickhofel, “a prática do atletismo desenvolve a consciência corporal, ampliando o repertório motor e as capacidades físicas”. Ele acrescenta que a atividade também auxilia para “o respeito às regras e adversários, saber lidar com os sucessos e fracassos, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e hábitos saudáveis”.

São duas as formas de entrada na equipe: voluntariamente, quando o estudante procura os responsáveis demonstrando interesse, ou por indicação dos professores, que observam o envolvimento com as aulas de educação física. Segundo Mário, a modalidade é bastante atrativa, pois trabalha diferentes habilidades nos praticantes, já que existem diversas provas (lançamentos, saltos, corridas e outras).

Ainda para o Professor, a Equipe de Atletismo da IENH apresenta um ótimo desempenho frente às competições, destacando-se no cenário estadual, nacional e internacional com expressivos resultados devido a dedicação dos atletas e as oportunidades que a Instituição oferece.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.