Informe Editorial

Casa ou apê na praia? Setembro terá setor imobiliário aquecido em Capão da Canoa

Publicado em: 27.08.2021 às 07:00

Capão da Canoa

O mercado imobiliário foi um dos setores que mais se recuperou da crise gerada pela pandemia.

Com a baixa histórica na taxa Selic em 2020 e a nova alta do Copom, que atualiza a taxa básica de juros para 5,25% ao ano, os brasileiros se sentiram mais confiantes para investir em imóveis.

Não por acaso, segundo última pesquisa da Data Store, 14,5 milhões de famílias - o equivalente a 29% - demonstraram a intenção de adquirir um imóvel no próximo ano no país.

Mas como esses dados se refletem aqui no Rio Grande do Sul e podem impactar negócios em cidades como Capão da Canoa?

De muitas formas.

Naturalmente, Capão já possui uma vocação para o mercado imobiliário em razão de ser uma das regiões mais cobiçadas do litoral gaúcho.

É justamente por isso que ocupa o 4° lugar no ranking nacional das cidades com maior valorização de imóveis, segundo estudo publicado em 2017 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Mas as projeções para os próximos meses são ainda melhores.

Conforme o diretor da Imobiliária Novo Lar, Dionatan Raupp, setembro dá a largada para o período de reaquecimento no mercado imobiliário.

Isso acontece porque as pessoas aproveitam os feriados do mês para se deslocar à cidade, aproveitar o início das temperaturas mais agradáveis, limpar e fazer pequenos reparos nos apartamentos para a temporada de verão.

“Nesse período acontecem dois movimentos simultâneos: muitos proprietários se empolgam e decidem trocar de imóvel ou as próprias construtoras aproveitam a oportunidade para propor preços diferenciados. É, sem dúvidas, o período de alta nas negociações”, explica.

Em ritmo otimista

O Brasil hoje vive o que pode ser considerado o novo boom do mercado imobiliário.

Além da queda da taxa Selic, outro motivo que colabora para esse status é a mudança de comportamento da sociedade, impulsionada pela pandemia.

Especialista no mercado imobiliário há mais de 10 anos, Raupp acrescenta que o home office e a possibilidade de trabalhar de casa têm motivado as pessoas a buscarem moradas mais confortáveis em cidades litorâneas ou em regiões mais tranquilas em comparação às grandes metrópoles.

O ritmo otimista do setor se reflete, também, em pesquisas reconhecidas do setor.

O índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela FGV, por exemplo, registrou pontuação de 95,7 pontos (escala de 0 a 200), a mais alta desde 2014.

Já o Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, realizado pela empresa Deloitte em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mostra um aumento de demanda e vendas, principalmente de imóveis de Alto e Médio Padrão (MAP).

O que tudo isso quer dizer?

Que o mercado imobiliário se tornou um dos investimentos mais seguros e com maior chance de retorno a curto e longo prazo.

Qualidade de vida e estrutura para investimento

Qualidade de vida, segurança, agito e tranquilidade.

Muitos são os motivos que fazem as pessoas procurarem Capão da Canoa para investir em imóveis.

Além de oferecer opções para todos os gostos - é possível morar em regiões tipicamente residenciais e familiares ou em bairros mais agitados -, Capão possui uma infraestrutura que atende a praticamente 100% das necessidades de seus moradores.

Ou seja: salvo raras exceções, não é necessário sair da cidade para ter acesso a shoppings, médicos, lazer, restaurantes, entre outros.

Mas se preciso for, a capital Porto Alegre está a poucas horas de distância, localização privilegiada que insere a cidade mais lembrada do litoral gaúcho no pedestal dos investimentos.

Um dos momentos mais favoráveis de Capão

Com a despedida das baixas temperaturas e a chegada dos feriadões de setembro, Capão da Canoa começa não só a ficar mais movimentada, como a viver um cenário que impulsiona a realização de bons negócios.

Não bastasse isso, a cidade ainda experimenta um momento de preços consideravelmente baixos em relação a anos anteriores, muito em função da pandemia.

Seja nos tranquilos bairros Zona Nova e Navegantes ou no agito do Centro, a escolha por Capão da Canoa pode, sim, ser a opção perfeita para você investir em imóveis.


O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor. Artigos podem ser enviados para anuncie@abcclassificados.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Botão de Assistente virtual