Publicidade
Multimídia | Podcasts Vida Disruptiva

#04 Vida Disruptiva | Desafios reais, soluções para levar na mochila

Episódio do podcast Vida Disruptiva conversa com estudantes e professores sobre soluções reais para levar na mochila

Publicado em: 20.01.2021 às 06:20

Quando o que se aprende em sala de aula faz sentido fora dela, o conhecimento fica. Em uma metodologia de ensino inovadora, professores que optam por técnicas de aprendizagem baseadas em fenômenos e experiências afirmam que os estudantes têm mais prazer em aprender e desenvolvem maior crítica diante do cotidiano. No quarto episódio do podcast Vida Disruptiva, o tema tratado é a relação entre o que se vê na escola, mas que também serve para o mundo que está além de seus muros, com soluções reais para levar na mochila.

Segunda temporada do podcast Vida Disruptiva fala sobre ensino básico. Gabriel de Mello, Iuri Guilherme Arnold, Rafael do Amaral Reis e Rebeca Manoela Matzenbacher Foto: Marina Mentz/GES

Nesta segunda temporada, a série para ouvir aborda temas relacionados ao ensino básico. A reportagem conversa com os professores Rafael do Amaral Reis e Iuri Guilherme Arnold, e com os estudantes Gabriel de Mello e Rebeca Manoela Matzenbacher, da Escola de Aplicação Feevale.

No episódio, eles contam sobre vivências científicas baseadas em problemas reais e planos para o futuro, além da forma de estudar fundamentada no "faça você mesmo". A série completa está disponível nos principais players de áudio, como Spotify e Google Podcasts.

Listen to "#04 / Desafios reais, soluções para levar na mochila" on Spreaker.

Vacina virou assunto antes da pandemia

Mesmo antes da pandemia de Covid-19, Gabriel, de 15 anos, começou a se dedicar ao tema vacina. Durante um dos projetos científicos propostos pela escola, em 2019, ele escolheu olhar para a queda na cobertura vacinal no Brasil - que, mais tarde, identificou ser ocasionada pela falta de informações ou mesmo por mentiras distribuídas em redes sociais.

"A gente queria um meio para fazer as pessoas entenderem o porquê a vacina é importante para elas e para quem convive com elas. A gente resolveu fazer um aplicativo que esclarecesse dúvidas e mostrasse pra ela os motivos para se vacinar, que ela pode confiar na vacina. Fizemos o protótipo, deu bastante trabalho para validar a ideia", conta o adolescente que cursa o início do ensino médio.

Além disso, a ideia é que aplicativo tenha localização dos postos de imunização mais próximo e calendário vacinal de acordo com idade. "A gente, como ser humano, sempre deve pensar em um coletivo. Eu me vacinar eu não estou só protegendo a mim, ou minha família, eu estou protegendo a todos. Uma simples 'agulhadinha' por ajudar a todos", finaliza. 

Para ouvir onde quiser

A série para ouvir do Grupo Sinos tem nove episódios publicados nas principais plataformas digitais de música e de podcasts. Na primeira temporada, Vida Disruptiva trouxe histórias e experiências relacionadas a diferentes áreas do conhecimento, economia criativa, setores produtivos, mercado pet e até o novo coronavírus estiveram entre os temas dos seis episódios.

Já a segunda temporada foca em temas relacionados ao universo escolar, com episódios já publicados sobre ensino colaborativo e escola do futuro.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.