Publicidade
Multimídia | Vídeos Último episódio

Temporada da websérie Vem Pescar! termina com episódio sobre a pesca de barco

Para a quarta e última reportagem do programa, que tem o apoio institucional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nossa equipe fez um passeio de barco pelo Rio Tramandaí e lagoas próximas

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 19.02.2021 às 07:00 Última atualização: 19.02.2021 às 10:20

Com 38 anos de experiência como pescador, Jorge explicou como realiza a atividade com seu próprio barco Foto: Marcelo Collar/GES
Muitos pescadores, mesmo que amadores, preferem pescar de barco em rios e lagoas para conseguir fisgar peixes grandes e em maior quantidade. Mas você sabia que essa forma de pescaria exige não só técnicas específicas, mas principalmente uma atenção especial em relação à segurança? Esse é o tema do quarto e último episódio da websérie Vem Pescar!, que tem a proposta de incentivar a pesca como uma atividade saudável, segura e ambientalmente responsável, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Para essa reportagem em vídeo, uma equipe de jornalistas do núcleo 360 do Grupo Sinos navegou de barco pelo Rio Tramandaí e lagoas próximas acompanhados de Jorge Fernandes da Rosa, pescador profissional, nascido em Imbé/RS e com quase quatro décadas de experiência na atividade. Ao longo do episódio, Jorge conta histórias de pescador e dá dicas para iniciantes. Além dele, a reportagem também traz o depoimento do Capitão Tenente Robson de Almeida, agente da Capitania dos Portos – Tramandaí, falando de segurança e o que diz a legislação sobre a navegação com barcos motorizados.

Episódio 4 - A pesca de barco no rio e nas lagoas

Os demais episódios

O episódio 1 trata da pesca de anzol no Rio Tramandaí, com pescadores experientes falando sobre equipamentos e técnicas para um melhor resultado:

O episódio 2 é focado no fenômeno dos botos da barra do Rio Tramandaí, mostrando a cooperação entre os pescadores profissionais da região e esses belos animais:

A pesca com caniço na beira das praias do Litoral Norte foi o tema do episódio 3 da websérie, trazendo dicas para uma experiência mais eficaz e divertida:

Almanaque lista as 50 espécies mais populares da região

Para o projeto, também foi produzido um almanaque apresentando as 50 espécies mais populares do Litoral Norte. O material traz informações sobre peixes de água doce e salgada, como onde estão mais presentes, dicas para pescá-los e orientações sobre proteção ambiental. Além dos peixes, são listadas espécies de crustáceos, mamíferos, répteis, anfíbios e aves.

Faça o download da versão digital clicando aqui:

Almanaque Vem Pescar!


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.