Publicidade
Opinião Opinião do Repórter

Precisamos olhar com mais carinho para o campo

João Victor Torres é repórter

Por João Victor Torres
Última atualização: 13.11.2018 às 11:27

Não há discussão de que a agricultura é essencial para a sociedade. É chover no molhado afirmar que sem a produção oriunda do campo o "pessoal" da cidade não vive. Tudo que consumimos para nos alimentar vem de lá ou, até mesmo, do campo de cá. A sucessão rural ainda é tema de debate e é hora de diversos setores, também, entrarem no jogo para fornecer alternativas para que os jovens possam tocar suas propriedades. Resumindo: a agricultura deve ser atraente.

Estas pessoas precisam enxergar a oportunidade de fazer deste seu meio de sobrevivência e renda. Ninguém começa grande e o retorno demora até vir. Além disso, a produção agrícola não deixa de ser um investimento de risco, já que depende - em grande maioria do tempo. Há a tecnologia, que já diminui manejos manuais, mas precisa de recursos para ser adquirida. Outros cultivos proporcionam a produção em menos espaço físico.

Enfim, a competitividade traz esses avanços. O espaço para crescer existe e está aí para ser explorado. A demanda por estes produtos, consequentemente, também aumenta. Mostramos isso no Caderno Agronegócio - publicado dia 30 de outubro.

Permanecer no meio rural exige praticamente uma dedicação que pode ser explicada com apenas uma palavra: fascínio. Sem esta devoção e persistência, é praticamente impossível vencer na agricultura - e nisto incluo a pecuária. Ao longo de sete dias passei circulando pela região e posso afirmar que: nós precisamos do campo e não o contrário.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.