Notícias | Eleições 2020 Região metropolitana

Jairo Jorge vence segundo turno e é eleito novo prefeito de Canoas

Candidato pelo PSD, Jairo volta ao comando da cidade após conquistar mais de 82 mil votos

Por Bruna Aquino
Publicado em: 29.11.2020 às 18:17 Última atualização: 29.11.2020 às 20:38

Prefeito eleito, Jairo Jorge recebe abraço e aplausos dos apoiadores. Comitê está em festa Foto: Paulo Pires/GES
Gritos, aplausos e muita comemoração marcaram o final da tarde  no comitê de Jairo Jorge (PSD), eleito neste domingo (29) o novo prefeito de Canoas. Com 53,06% e um total de 82.137 votos válidos, ele volta ao comando da cidade a partir de 1º de janeiro. O novo prefeito está no comitê, no Centro, de onde acompanhou a contagem dos votos. Jairo chorou de emoção com o encerramento da apuração e os apoiadores fecharam a Rua Dr. Barcelos para aguardar o discurso da vitória.

Candidato à reeleição pelo PTB, Luiz Carlos Busato encerrou o pleito com 46,94%, fechando com 72.649 votos. Busato, que na quinta-feira (26) testou positivo para a Covid-19, não conseguiu contar com o próprio voto neste segundo turno devido ao isolamento. Ele se recupera em casa, com sintomas leves e dores no corpo. 

Busato garante que encerra gestão com tranquilidade

Prefeito de Canoas até o fim deste ano, Luiz Carlos Busato (PTB) mostrou-se muito tranquilo neste domingo. Em entrevista por telefone à reportagem do jornal Diário de Canoas devido ao diagnóstico de Covid-19, Busato declarou que encerra seu mandato com tranquilidade e vê os quatro anos de trabalho como uma gestão técnica. "Fomos um governo muito técnico, resolvemos problemas estruturais da cidade, mas às vezes não é isso que a população leva em conta. Havia um indicativo que a população queria uma candidatura mais popular do que técnica, mas encerro tranquilo o governo, que foi um governo sério."

O atual prefeito também fez um panorama da campanha eleitoral: "Foi uma campanha muito acirrada, com muitas mentiras, e uma campanha de certo modo decepcionante com a traição de algumas pessoas e isso me deixou muito chateado, de ver o que fizeram algumas pessoas que eu considerava". Busato ainda desejou um bom mandato a Jairo Jorge e garantiu que deve priorizar a vida particular. "Acho que agora vou dar uma viajada, uma descansada antes de decidir o que fazer."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.