Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Desenvolvimento social

Prefeitura de São Leopoldo monta estrutura para acolher pessoas em situação de rua

Local terá espaço para higienização e oferecerá três refeições aos usuários

Última atualização: 26.03.2020 às 21:45

São Leopoldo terá estrutura para moradores de rua Foto: PMSL/Divulgação
Devido à pandemia de coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Leopoldo está organizando uma estrutura para acolher as pessoas em situação de rua que atualmente não frequentam o Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Crepar). Para a ação, serão utilizadas as estruturas conhecidas como “pirâmides”, localizadas no Largo Rui Porto, ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Ao chegarem, as pessoas serão encaminhadas para realizar a higienização, na estrutura montada com pias e chuveiros. Feito isso, poderão permanecer no local e fazer três refeições: café da manhã, almoço e janta, além de pernoitar na estrutura que terá espaços individuais, respeitando a distância estabelecida pelo Ministério da Saúde. O espaço será coberto com lonas para o caso de proteção da chuva ou frio. As secretarias municipais de Obras e Viação (Semov) e de Mobilidade e Serviços Públicos (Semurb) realizaram a higienização do local.

A secretária de Desenvolvimento Social, Iara Cardoso, enaltece a intersetorialidade, que fez com que a ação pudesse ser realizada. “Depois de muito esforço, envolvendo diversas secretarias num trabalho intersetorial, gostaria primeiramente de agradecer a todos os servidores públicos e voluntários, que estão nos ajudando a montar esta estrutura, cuja a ideia é atender a população em situação de rua, e promover o isolamento social solicitado pelas autoridades sanitárias. Vamos atendê-los e continuaremos com o nosso trabalho de incentivar o reencontro com as suas famílias, retomar seus vínculos e tentar promover a emancipação dessas pessoas, mas primeiramente, precisamos preservar a vida desta população. Todo esforço do governo, da sociedade e das secretarias, dos voluntários, é para minimizar os riscos para a população”, afirmou.

Apoio da Defesa Civil

A Defesa Civil de São Leopoldo está apoiando a ação, a pedido da Prefeitura. Fabiano Camargo, coordenador técnico da Defesa Civil, afirma que a parceria é importante neste momento. “Nos colocamos à disposição da SDS, tanto no que diz respeito a mão de obra, quanto na gestão de recursos para a execução do plano de contingenciamento para as pessoas em situação de rua neste momento delicado em que vive o país”, salientou.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.