Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Região

Com drive-thru, Esteio zera fila de espera por exames da Covid-19

Além disso, desde quarta-feira (12), as unidades básicas de saúde também estão coletando material para o exame, diminuindo o tempo de espera pelo diagnóstico

Publicado em: 14.08.2020 às 09:55 Última atualização: 14.08.2020 às 10:18

Coleta teve início no último sábado (8), em Esteio Foto: Djalma Corrêa Pacheco/Prefeitura de Esteio/Divulgação
No último sábado (8), a Secretaria Municipal da Saúde de Esteio iniciou a coleta de material para exames RTq-PCR da COVID-19 (novo coronavírus) em um drive-thru montado em frente ao Centro Administrativo da Saúde, na Avenida Padre Claret, 666. No primeiro dia, um mutirão de servidores da SMS atendeu 60 esteienses que aguardavam pelo exame em uma lista de espera com 150 pessoas com suspeita da doença.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Quem estava na lista e não pode ir no sábado foi contatado para agendamento no drive-thru na segunda (10) e terça-feira (11). Aquelas pessoas que não puderam ir ao CAS tiveram a coleta do material para o exame feita em casa. Com isso, a SMS, segundo a prefeitura, zerou a demanda reprimida.

Agora, as pessoas com sintomas de síndrome gripal atendidas pelo Telecorona (3459-4723) e que forem chamadas pela SMS para fazer o exame de RTq-PCR esperam, em média, 48 horas para a coleta. Além disso, desde quarta-feira (12), as unidades básicas de saúde (UBSs) também estão coletando material para o exame, diminuindo o tempo de espera pelo diagnóstico.

Processo

A Secretaria da Saúde salienta que os esteienses com sintomas não graves de síndrome gripal não devem ir às UBSs ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o Telecorona, criado pela SMS especificamente para orientações e dúvidas sobre a COVID 19, ou para a UBS mais próxima de sua residência.

Se o usuário estiver com sintomas da doença, é feita uma notificação e agendamento para coleta do exame, que poderá ser no drive-thru (em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h) ou, para quem não tiver condições, no domicílio.

Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.