Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento Controlado

Depois de duas semanas na laranja, Gramado e Canela retornam para bandeira vermelha; saiba mais

A partir desta semana, Estado e municípios passam a ter gestão compartilhada, permitindo a adoção de protocolos alternativos

Por Letícia de Lima
Publicado em: 14.08.2020 às 18:13 Última atualização: 14.08.2020 às 19:23

Pouco movimento nas ruas de Gramado na sexta-feira Foto: Laura Gallas/GES-Especial
O mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (14), traz 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico de Covid-19, recebendo bandeira vermelha. Entre elas, está a macrorregião da Serra, bloco que engloba as cidades de Gramado e Canela, que passou as duas últimas semanas na laranja. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (17).

A partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município, deverá ser encaminhado exclusivamente por meio de formulário eletrônico no prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – ou seja, até as 6 horas de domingo (16).

Ambas as alternativas foram resultado do diálogo do governo do Estado com os municípios, que passam a ter cogestão do Distanciamento Controlado. “Estamos buscando ajustar o modelo a um novo momento, para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas", explicou o governador Eduardo Leite na segunda-feira (10).

A adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (17). A vigência das bandeiras da 15ª rodada começa terça-feira (18) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (24).

Serra é uma das regiões com maior número de novas hospitalizações

A Serra gaúcha é a segunda região do Estado com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente. O bloco, liderado por Caxias do Sul, atingiu um número de 159 internações e só perde para a capital Porto Alegre, com 333. Na sequência estão os municípios de Canoas (114), Novo Hamburgo (59) e Passo Fundo (81).


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.