Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Caso raro

Bebê catarinense nasce com anticorpos contra a Covid-19

A mãe do pequeno Enrico, que é médica, tomou as duas doses da Coronavac ainda na gestação

Publicado em: 20.05.2021 às 10:11 Última atualização: 20.05.2021 às 10:12

Bebê nasceu com anticorpos contra a Covid depois de mãe receber a vacina Foto: Arquivo Pessoal
Um bebê catarinense nasceu com anticorpos contra a Covid-19 após a mãe, ainda gestante, ter sido imunizada contra a doença. Logo após o nascimento, no início de abril, o pequeno Enrico fez o teste e apresentou imunidade contra o novo vírus.

A mãe do bebê, que tem um mês e dez dias, Talita Mengali Izidoro, é médica e trabalhava na linha de frente do coronavírus quando tomou as duas doses da Coronavac. A família mora na cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina.

Talita tomou a primeira dose quando estava na 34ª semana de gestação. Em decisão conjunta com o obstetra, a médica viu benefício em tomar a vacina.

Segundo Talita, no segundo dia de vida de Enrico foram coletadas amostras do sangue dele para verificar se ele tinha nascido com os anticorpos. O teste de neutralização SARS-COV-2 foi feito pelo LabSC e encaminhado para fora do Estado. 

"Foi uma emoção muito grande e eu não sei se é um caso inédito no Brasil. Mas eu tinha visto só um caso nos Estados Unidos. Isso incentiva as gestantes a estarem realizando a vacinação porque é uma dose de esperança", afirmou a mamãe.

Vacinação suspensa no RS

A Anvisa suspendeu no dia 11 deste mês a vacinação de gestantes – e aqui no Estado, as puérperas – com o imunizante Astrazeneca, produzido pela Fundação Fiocruz. A orientação é que este público receba doses da Pfizer e da Coronavac. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.