Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Comunidade

Sapucaia do Sul inicia vacinação da população em situação de rua contra a Covid-19

Prefeitura também montou um abrigo temporário para a permanência dos vacinados como forma de protegê-los em caso de ocorrência de efeitos colaterais

Publicado em: 08.06.2021 às 19:48

A Prefeitura de Sapucaia do Sul iniciou a vacinação das pessoas em situação de rua do município na tarde desta terça-feira (8). A aplicação das doces ocorreu de forma itinerante, onde as equipes de Imunização da Vigilância em Saúde e Desenvolvimento Social realizaram uma busca ativa por essas pessoas.

O município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, montou um Abrigo Emergencial de acolhimento estendido para as pessoas vacinadas, onde poderão permanecer pelas próximas 24 horas, como forma de prevenção a eventuais efeitos colaterais que possam surgir pela vacina.

A estimativa da Secretaria de Saúde é vacinar, nos próximos dias, 70 pessoas em situação de rua. Conforme a prefeitura, muitas dessas pessoas têm comorbidades ou fazem tratamentos agressivos e necessitam de amparo após a vacinação.

Pontos estratégicos

Abrigo temporário para a população em situação de rua que foi vacinada contra a Covid-19 Foto: PMSS/Diulgação
Na ação desta tarde, as equipes dirigiram-se até três pontos-chave de locação dessas pessoas: a Praça da Bíblia, em frente ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, a Praça do CAPS e a entrada da Vila Trensurb.

“Estamos muito felizes, essas pessoas não recebiam assistência há décadas e finalmente esse passo foi dado, começando pelo abrigo de apoio à vacinação, que depois seguirá como um “hostel” com capacidade de 10 leitos, e posteriormente com a inauguração da uma república com capacidade de 20 leitos”, afirmou a Assistente Social, Emilene Elusa.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde também vacinará as pessoas em situação de rua que não são atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. “É um trabalho complexo ir atrás dessas pessoas por estarem sempre em movimento. Mas a Secretaria desenvolve um grande trabalho de monitoramento e assistência a essa população e estamos muito emocionados de estarmos possibilitando esse momento a eles”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Magda dos Anjos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.