Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus COVID-19

Dois casos da variante Ômicron são registrados no Brasil

Pacientes são brasileiros e a cepa foi identificada pelo laboratório Albert Einstein, em resultado preliminar

Por João Ker/Estadão Conteúdo
Publicado em: 30.11.2021 às 18:30 Última atualização: 30.11.2021 às 18:31

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a identificação preliminar de dois casos de infecção pela variante Ômicron do coronavírus nesta terça-feira (30). Ambos os pacientes são brasileiros e a identificação da cepa foi feita após sequenciamento genético realizado pelo laboratório Albert Einstein.

Dois casos da variante Ômicron são registrados no Brasil
Dois casos da variante Ômicron são registrados no Brasil
Um dos pacientes teria desembarcado em Guarulhos no último dia 23, vindo da África do Sul e portando resultado negativo de teste RT-PCR. Dois dias depois, ele e a esposa tentaram retornar ao país africano quando fizeram um novo teste no aeroporto que deu positivo para o coronavírus.

Após o resultado, ambos os testes foram sequenciados pelo Albert Einstein, que identificou a variante Ômicron nas duas amostras. Agora, o material será enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para a confirmação do sequenciamento genético.

Segundo a Anvisa, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) já foram notificados dos casos para a "adoção das medidas de saúde pública pertinentes".

A agência também frisa que a entrada do passageiro em território nacional, no último dia 23, foi um dia antes de a Organização Mundial da Saúde declarar a Ômicron como uma variante de preocupação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.