Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus NOVO CASO

Condutores de carros de som com mensagem antivacina são liberados

De acordo com a delegada da Polícia Civil, Ana Paula Rebelato, crime foi de menor potencial ofensivo

Publicado em: 04.02.2022 às 19:52 Última atualização: 04.02.2022 às 20:38

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo apreendeu, na tarde desta sexta-feira (4), dois carros de som com mensagens antivacina circulando por São Leopoldo. De acordo com a delegada da DPPA de São Leopoldo, Ana Paula Rebelato, os veículos foram apreendidos e os condutores liberados após prestarem depoimentos.

Carros foram recolhidos à DPPA de São Leopoldo
Carros foram recolhidos à DPPA de São Leopoldo Foto: Pedro Koetz/GCM São Leopoldo

Um deles, um Fiorino, com placas de Novo Hamburgo, percorreu os bairros Scharlau e Campina. A GCM foi acionada por moradores e abordou o veículo, na esquina da Avenida Henrique Bier com a Rua Campo Bom.

“Vamos dar o procedimento necessário, encaminhar à Delegacia de Polícia. Isso não pode persistir”, destacou o secretário da Segurança da cidade, Nestor Schwertner, que acompanhou a ação. O outro carro, um Fiat Uno, foi abordado divulgando a mesma mensagem, no bairro Cristo Rei.

“Queremos que a população denuncie. Estamos percebendo que há pessoas que depõem contra a saúde das crianças, da saúde da comunidade. Isso tem que acabar. Nós queremos preservar o direito das crianças e da população à saúde pública”, acrescentou Schwertner.

"Por ser crime de menor potencial ofensivo eles foram liberados, mas o Ministério Público pode entender por outros crimes", explicou Ana Paula ressaltando que não poderia dar mais detalhes sobre a investigação.

A delegada chama atenção, porém, para o Estatuto da Criança e do Adolescente. "Gostaria de ressaltar, que ao contrário do alegado nas mensagens, o ECA, em seu artigo 14, parágrafo 1º, estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.”

Denúncias
Conforme a comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, Fiorino e Uno abordados no Município foram recolhidos e guinchados até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para onde os motoristas também foram encaminhados e devem prestar depoimentos.

A Prefeitura de São Leopoldo informou que os moradores que flagrarem veículos divulgando notícias falsas podem ligar para a GCM no número 153 (24 horas).

Mesma mensagem circulou em Novo Hamburgo

Os carros são dos mesmos modelos e da mesma cordos que foram apreendidos em Novo Hamburgo, pelo mesmo motivo, há 10 dias. A gravação divulgada por eles também era a mesma da trazida pelos veículos recolhidos na cidade vizinha.

“Atenção, pais: Nós todos temos o dever de saber que não é obrigatória a vacina experimental em nossos filhos. E que as escolas não podem exigir e muito menos impedir o acesso de nossos filhos às salas de aula por não terem feito a vacina. E os fabricantes não garantem a eficácia e não se responsabilizam pelos efeitos colaterais”. A mensagem ainda segue falando de possíveis consequências da aplicação da dose. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.