Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus REFORÇO

RS libera aplicação da 4ª dose contra a Covid para pessoas de 60 anos ou mais

Municípios já podem começar a vacinar esse público com o reforço a partir da tarde desta quinta-feira (19). Quarta dose deve ser feita quatro meses após a terceira

Por Da redação
Publicado em: 19.05.2022 às 11:07 Última atualização: 19.05.2022 às 11:09

Os municípios gaúchos já podem começar a aplicar, a partir da tarde desta quinta-feira (19), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais. Para receber o reforço, o idoso deve respeitar um intervalo mínimo de quatro meses desde a terceira dose.

RS libera aplicação da 4ª dose contra a Covid para pessoas de 60 anos ou mais
RS libera aplicação da 4ª dose contra a Covid para pessoas de 60 anos ou mais Foto: Agência Brasil/Arquivo
A medida foi tomada por meio de pactuação entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS). Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann a ampliação busca manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia.

Agora, cabe a casa prefeitura incluir esse público no seu calendário. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a quarta dose deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Até então, o segundo reforço era recomendado apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP).

TAGS: reforço
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.