Publicidade
Notícias | Imposto de renda POR DENTRO DO IR

Doações para assistência social podem ser deduzidas do IR; saiba como

Custo das doações é bancado pela União como forma de incentivar para que todos beneficiem pessoas de sua própria comunidade com projetos de impacto social

Última atualização: 11.03.2020 às 13:53

. Foto: Divulgação
Parte do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física devido pode ser destinado a instituições sociais. Com a Lei nº 13.797/2019, que alterou a lei nº 12.213, de 20 de janeiro de 2010, o contribuinte também passou a poder doar recursos financeiros, no ato de sua declaração de ajuste anual do IR, aos fundos que tratem da pauta da pessoa idosa. 

:: Tire duas dúvidas no especial POR DENTRO DO IR

O contribuinte não paga nada a mais em sua declaração de IR por aderir a essa iniciativa que irá tirar do papel uma série de projetos de grande importância para essas populações. 

Em Novo Hamburgo, três instituições que podem ser contempladas são a Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Quem pode doar?

Todo contribuinte do Leão pode fazer as doações em benefício das pessoas idosas, das crianças e dos adolescentes da cidade sem gastar um centavo a mais com essa decisão.

Como assim, não se paga a mais?
O custo das doações é bancado pela União como forma de incentivar para que todos beneficiem pessoas de sua própria comunidade com projetos de impacto social.

Quais percentuais do IR podem ter essa destinação?
Para que a sua doação caia nos fundos ainda neste ano de 2020, você pode destinar 3% em se tratando do ajuste anual do Imposto de Renda, ou seja, no ato da declaração.

Quem pode analisar o meu caso e me orientar?
Converse com o seu contador, tire as suas dúvidas com ele, mas já saiba que apoiar os idosos, as crianças e os adolescentes com recursos públicos é muito mais fácil do que se costuma imaginar. E tem mais: se você tem direito a restituição, o valor destinado será devolvido com correção em índice superior ao da poupança.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.