Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Lançamento

História das Irmãs de Santa Catarina: Felipe Kuhn Braun lança novo livro

"História das Irmãs de Santa Catarina" traz um relato que perpassa 110 anos da congregação no Estado

Por Bianca Dilly
Última atualização: 02.12.2019 às 16:03

O jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun Foto: Juarez Machado/GES
Uma trajetória de décadas na região, que rendeu diversas obras nas áreas da educação e saúde, é contada no novo livro do escritor e jornalista Felipe Kuhn Braun, desta vez com a parceria da Irmã Armela Rhoden na organização. “História das Irmãs de Santa Catarina” traz um relato que perpassa 110 anos da congregação na Província Sul-Brasileira, ou seja, aqui no Rio Grande do Sul.

A publicação destaca desde seus primórdios, com a fundação pela Irmã Regina Protmann, a chegada ao Estado e estabelecimento da casa provincial em Novo Hamburgo, até resultados do trabalho realizado, como o Colégio Santa Catarina, a Escola Santo Antônio, ambos no Município hamburguense, Colégio Santa Teresa, em Bom Princípio, Escola Paroquial, com unidades em Taquara e São José do Hortêncio, além do Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí.

“A produção foi possível em virtude de alguns detalhes. Primeiro, porque as congregações normalmente contam com uma irmã cronista, que escreve periodicamente sobre as obras. Nesse sentido, encontramos pilhas de atos em alemão gótico”, inicia Braun, que visitou o Jornal NH na última semana para divulgar novidade. Depois, um trabalho que durou mais cinco anos permitiu a realização da edição. “Durante esse tempo, dia a dia, quatro irmãs traduziram as crônicas: Maria Carista Klein, Maria Firmínia Ott, Maria Virgínia Exner e Maria Inês Schneider. Sem isso, o livro não teria saído”, acrescenta.

A obra teve um lançamento prévio em uma cerimônia que contou com a participação da congregação. Para o próximo semestre, está sendo organizado um momento aberto na Fundação Scheffel, ainda sem data definida. O livro já está disponível para venda na Livraria Letras & Cia, no Bourbon Shopping Novo Hamburgo, pelo valor de 50 reais. Agora em seu primeiro tomo, a publicação deve ter continuidade, com o tomo 2 previsto para junho do ano que vem e o tomo 3 esperado para o primeiro semestre de 2021.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.