Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Patrimônio histórico

Tombamento busca preservar o Casarão Friedrich após incêndio

Houve vistoria no imóvel que passou por incêndio

Por Susi Mello
Publicado em: 27.04.2021 às 03:00

Casarão Friedrich, prédio histórico, passou por um incêndio no início do mês de fevereiro Foto: Susi Mello/GES-Especial
Mais de dois meses depois do incêndio que afetou parte do Casarão Friedrich, no bairro Guarani, a estrutura ainda está parcialmente exposta. Há tratativas para encaminhar solução, mas ainda sem data.

Segundo a Prefeitura, a colocação de lonas poderia representar risco à estrutura original, além de ter sido demonstrada a inviabilidade técnica. A partir de um laudo técnico, foi feito um pré-orçamento para cobertura de proteção.

No entanto, nota informa que o investimento por parte do Município poderá ser executado somente na efetivação do tombamento.

Tratativas

A Prefeitura informa que está em contato contínuo com a família para acelerar o tombamento. Trata-se de uma medida do poder público para que bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental sejam preservados. Com esse ato impede-se que ocorra a destruição ou descaracterização de patrimônio.

No caso do Casarão, a Prefeitura informa que já foram promovidas reuniões com os herdeiros da família Friedrich. Nesses encontros, a Prefeitura informa que está sendo avaliada a parcela da área que deverá ser tombada com o intuito de preservar o patrimônio cultural que a casa e o seu entorno representam.

"Foram realizadas vistorias técnicas com equipe de engenharia para elaboração de um laudo técnico para a busca de soluções que não comprometam ainda mais a estrutura", diz a nota.

O Casarão tem uma extensa área verde e preserva registros da época dos escravos, já que junto ao local há uma senzala. Não há registros precisos da sua construção, mas a atafona é de 1845. Em 1887, o imóvel foi adquirido pelo avô do atual proprietário, Odilo Friedrich. Junto ao Casarão são mantidas a senzala e a atafona.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.