Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Arte e Cultura

Teatro Municipal volta a receber espetáculos em Novo Hamburgo

Festival de Inverno ocorre a partir desta sexta-feira (23) com medidas como limite de ocupação e uso de máscara

Por Joceline Silveira
Publicado em: 22.07.2021 às 07:03 Última atualização: 22.07.2021 às 07:57

O Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno volta a receber o público em geral nesta sexta-feira (23), às 20 horas, com o Festival de Inverno, que apresentará três montagens com direção de Luis Fernando Rodembuch. A coordenação é da ParaNóia Produções Artisticas.

Montagem 'Os Ninguéns' será a primeira peça com presença de público após cinco anos Foto: Divulgação

A abertura de portas da sala de espetáculos será com a montagem "Os Ninguéns", que retrata a vida de moradores de rua e seus dilemas para sobreviverem. Baseado em histórias reais de pessoas em situação de rua em Novo Hamburgo. "Ver um espetáculo ao vivo, encontrar com ator, atriz é outra coisa. E sentimos muito falta disso ao longo de mais de um ano e meio de pandemia. É uma emoção muito grande voltar", observa Rodembuch.

A programação do espaço continua no sábado, 31 de julho, com a apresentação da peça "Ilha dos Açores", que trata da história portuguesa de três famílias durante a Guerra Civil. "É uma história verdadeira, ocorrida na Ilha dos Açores entre os anos 1838 e 1842", ilustra o diretor.

O Festival de Inverno encerra no sábado, 7 de agosto, com a montagem "Sonho de Voar", inspirada na obra Leo e Bia, do escritor, compositor e cantor Oswaldo Montenegro. A história se passa no auge da ditadura militar e acompanha a trajetória de sete jovens que, em Brasília, resolvem viver da arte. Todas as peças iniciam às 20 horas.

O espaço de quase quatro décadas, acostumado a grandes espetáculos, precisou se adaptar às regras do combate ao coronavírus. A expectativa do setor cultural é de que o público marque presença na retomada, na medida do possível: para os espetáculos, o público será limitado a 40% do total da capacidade. "Estamos tomando todas as providências para que público se sinta seguro. O espetáculo vai ser maravilhoso e muito emocionante, estou com uma expectativa muito boa da volta do público", adianta o diretor.

Os ingressos custam R$ 10 mais um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho, e podem ser adquiridos na sede da ParaNóia Produções Artísticas (Rua 25 de Julho, 1215, bairro Rio Branco), ou na bilheteria do Teatro. Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas pelo telefone (51) 99988-1986. As doações serão encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo.

Confira quem vai estar em cena durante o Festival

Elenco de 'Os Ninguéns': Stephany de Andrade, Paola Reis Freimuth, Mariah Aquino, Ademir Alves, Dionatas Moacir da Rosa, Jordana Eltz, Isabel Glaser, Larissa Martins, Laísa Pereira, Vitor Mendes e Vitória Glaser.

Elenco de 'Ilha dos Açores': Assis Eugênio Dahmer, Pedro Vinícios Reisdörfer, Isabel Glaser, Mariah Aquino, Jordana Eltz, Everton Félix, Mari Martini, Vitória Glaser e Laísa Pereira, Meg Illana, Gilberto Bauer, Laura Pereira, Bruno Krug e Bruno Silva.

Elenco de 'Sonho de Voar': Bruno Silva, Pedro Vinícios Reisdörfer, Jordana Eltz, Assis Eugênio Dahmer, Mariah Aquino e Isabel Glaser.

Iluminação: Cléber Monteiro de Melo.

Marco cultural

Fechado desde 2016, o Teatro Municipal, teve a liberação dos Bombeiros para reabrir as portas em maio. Contudo, o público em geral poderá voltar a ocupar o espaço somente agora. Nesse tempo, vários eventos foram realizados, mas todos transmitidos pela Internet ou apenas para convidados. O espaço cultural estava em obras há cerca de 5 anos para adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).

Além do PPCI, outras reformas foram feitas no local, como a troca completa do carpete, troca do revestimento das cadeiras, substituição de parte dos equipamentos de sonorização e iluminação e reforma dos camarins.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.