Centenas de manifestantes estão em frente à Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo nesta quarta-feira (15) para protestar contra o aumento do valor do IPTU. A intenção dos manifestantes é cancelar a votação, prevista para acontecer em caráter definitivo hoje.
O clima é quente no local. O protesto, organizado pelas redes sociais, teve início pouco depois do meio-dia. Manifestantes tentaram ingressar no prédio, quando houve pancadaria; o momento antecipava a abertura da sessão.
“Desde que o projeto chegou nós sabíamos que não é o momento de votar o IPTU, a correção da planta básica de valores. Estamos numa pandemia, e a população está revoltada porque não é o momento de votar. Então, tentamos fazer uma protelação desse prazo de cinco pra dez anos, tentamos construir junto com o executivo e não foi possível”, disse o vereador Gustavo Finck.
Após a confusão, as forças de segurança ingressaram no local. Agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal estão dentro do plenário.
Sobre o projeto
O projeto de lei foi encaminhado pela Prefeitura de Novo Hamburgo; o aumento do imposto está previsto para partir do ano que vem.
Na primeira votação, que aconteceu na segunda-feira (13), a base do governo deu sustentação à proposta e aprovou por nove votos a favor, com cinco contrários.
Pelas redes sociais e em contato com o Jornal NH, parte da população se manifestou com veemência, demonstrando inconformidade com o projeto de lei. Além de abaixo-assinado on-line, contribuintes têm pressionado vereadores a mudarem de voto.