Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo BENEFÍCIO

Devolução do ICMS tem baixa procura em Novo Hamburgo

Beneficiários podem retirar cartão até esta terça-feira (30) no Sindicato dos Bancários. Mais de seis mil ainda não apareceram

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 29.11.2021 às 19:17 Última atualização: 29.11.2021 às 20:55

Famílias de baixa renda têm direito a receber a devolução de parte do ICMS. No entanto, em Novo Hamburgo, a maior parte dos beneficiários não retirou o Cartão Cidadão, que dá acesso ao recurso. O Devolve ICMS é voltado a famílias inscritas no Cadastro Único que recebem o benefício do Bolsa Família ou que o titular tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.

Beneficiários podem retirar cartão até esta terça-feira (30) no Sindicato dos Bancários. Mais de seis mil ainda não apareceram
Beneficiários podem retirar cartão até esta terça-feira (30) no Sindicato dos Bancários. Mais de seis mil ainda não apareceram Foto: Inezio Machado/GES

O cartão dá direito a receber quatro parcelas de R$ 100, uma a cada três meses, a partir da metade de dezembro. A procura está bem abaixo do esperado. E hoje é o último dia para fazer a retirada no Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo, medida adotada para tornar a distribuição mais rápida.

O prazo foi prorrogado até 3 de dezembro. Até a última sexta-feira (25), apenas 1,6 mil haviam sido retirados, de um total de mais de 7,6 mil. Nesta segunda-feira (29), foram mais cerca de 130.

A partir de quarta-feira (1º), a retirada pode ser feita na agência do Banrisul da Avenida Bento Gonçalves, no Centro. Os cartões permanecerão disponíveis pelos próximos seis meses, com os valores acumulados.

No primeiro dia, apenas 30 pessoas compareceram ao local. O número esperado era de 1.880. Na semana passada, o volume aumentou. De acordo com a equipe do Banrisul que faz o atendimento, o movimento era de 300 a 400 pessoas por dia.

Utilização para compras

O valor creditado no cartão pode ser usado em compras nos estabelecimentos que possuem máquina de cartão Vero. O mesmo cartão será utilizado para o pagamento da Bolsa Educação, para famílias do CadÚnico que tenham filhos no Ensino Médio da rede estadual.

Reforço na convocação

Em todo o RS, o programa abrange cerca de 432 mil famílias. O programa é do governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda. A Prefeitura de Novo Hamburgo dá apoio ao Estado na divulgação do programa. O secretário de Desenvolvimento Social do Município, Éliton Ávila, reforça o chamado para que os beneficiários compareçam.

"A gente sabe que as pessoas infelizmente estão passando por uma dificuldade socioeconômica, devido à pandemia e à inflação que está mais alta a cada dia, e é uma ajuda de grande valia. E a gente precisa que as pessoas busquem", afirma. Ávila acredita que a baixa procura de beneficiários se dá porque a informação não chegou aos principais interessados.

"Muitas pessoas que estão recebendo benefício estão na extrema pobreza. Muitos não têm telefone, acesso à Internet, ou são pessoas de idade, que não têm o hábito de acompanhar as informações pelas redes."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.