Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo DOAÇÕES

Projeto social arrecada calçados para crianças de baixa renda em Novo Hamburgo

Calçando o Futuro pretende criar um banco do calçados para estudantes hamburguenses

Por Joceline Silveira
Publicado em: 01.12.2021 às 06:07 Última atualização: 01.12.2021 às 15:49

Até 5 de dezembro, a Feira Loucura por Sapatos será ponte entre quem quer contribuir e quem precisa de ajuda. O evento é ponto de coleta do Calçando o Futuro, que recebe calçados usados que serão destinados a crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Iniciação Esportiva (PIE) da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) de Novo Hamburgo.

Chefe da Smel, Daniel Becker divulgou o programa
Chefe da Smel, Daniel Becker divulgou o programa Foto: Divulgação
Calçados em bom estado, mas que por alguma razão não são mais utilizados, poderão fazer a alegria de praticantes de vôlei, handebol e punhobol. A campanha de doação surge como apoio a esse projeto, para fazer com que os alunos possam participar das aulas com o material apropriado. Atualmente, cerca de 60 estudantes frequentam as oficinas, contudo, como alguns não tem condições financeiras, eles acabam participando das aulas sem o calçado adequado no primeiro núcleo do projeto, na Escola Presidente Tancredo Neves, no bairro Canudos.

"Observamos essa carência, em várias crianças e jovens que participam dos nossos projetos pelo Município. Muitas delas chegam de sandálias e chinelos e acabam participando das aulas descalças pois não conseguem desenvolver as atividades com aquele tipo de calçado", explica o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Becker. Conforme ele, é importante que os alunos tenham os tênis apropriados para conseguirem aproveitar ao máximo as aulas do programa.

A meta é arrecadar pelo menos 60 pares de tênis até domingo (5), dia de encerramento da Feira. Posteriormente o governo municipal recolherá as coletas, fará um balanço, e marcará o dia para a distribuição dos pares.

De acordo com o projeto, em 2022 a iniciativa será ampliada com a criação de dois novos núcleos: no Ginásio Municipal Alberto Mosmann (ginásio da Fenac) e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado no bairro Boa Saúde. Com a ampliação a estimativa é que o número de alunos atendidos passe dos atuais 60 para 600 no próximo ano.

Apoio de atletas

"Com a ampliação, a necessidade de doações de tênis também aumentará, por este motivo o Calçando o Futuro será um projeto permanente para assim criarmos um banco de calçados", adianta Becker que estuda parceria com fábricas calçadistas da região. A iniciativa também conta com o apoio de personalidades do esporte hamburguense como André Heller, do vôlei, Babi Arenhart, do handebol, Carlos Ribeiro, do skate, Gerson Gusmão, do futebol, e Mateus Kuntzler, do punhobol.

Doações podem ser feitas na Fenac

Os pares podem ser entregues nos estandes espalhados pelos pavilhões da Fenac durante a Feira Loucura por Sapatos. Após o evento, as doações poderão ser realizadas na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Ginásio Municipal Alberto Mosmann. A estimativa também é que ocorram futuras arrecadações nos eventos esportivos com a participação da Secretaria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.