Uma residência no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, era usada como depósito de armas e drogas por uma facção da região. Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Civil apreendeu o arsenal - 38 armas de fogo - além de quase 20 quilos de entorpecentes, entre outros itens. O dono da casa, um homem de 38 anos, foi preso.
O prejuízo para o grupo criminoso é estimado em mais de R$ 1 milhão.
“Essas armas são de fabricação argentina, tem várias pistolas Bersa [fabricante de armas de fogo na Argentina] e tem algumas austríacas e americanas. Algumas Taurus têm fabricação brasileira, mas a maioria é de fabricação estrangeira”, detalha o delegado responsável pela investigação, Alexandre Quintão, da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo.
As armas, segundo a Polícia, entram pelas fronteiras do País, como Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Conforme o delegado, o suspeito preso, cujo nome não foi divulgado, faria parte da facção, que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele seria o responsável por guardar as armas e drogas até que elas fossem solicitadas por alguém. “Eles guardam as armas para comercializar, para vender a outros criminosos, para emprestar quando algum criminoso solicita, para praticar alguma execução de alguma pessoa, para roubo a banco, praticar retomada de território, sequestro, homicídio de desafetos”, elenca Quintão.
A ação, que cumpriu três mandados de busca e apreensão, teve início por volta das 6 horas e, além dos agentes da 3ª DP de Novo Hamburgo, contou com o apoio da 1ª e 2ª Delegacia de Polícia do Município e da Delegacia de Polícia de Campo Bom.