Publicidade
Notícias | NovoNormal Novo normal

Novo Normal: tecnologia e seus mais diferentes impactos durante a pandemia e para o futuro

Série de reportagens especiais do projeto do Grupo Sinos e parceiros começa neste final de semana com o tema tecnologia

Publicado em: 02.10.2020 às 05:00 Última atualização: 03.10.2020 às 11:03

Marcos e Diego, na sede da Server Softwares para Varejo, em Novo Hamburgo, comemoram crescimento alavancado pela rapidez no oferecimento de novas ferramentas aos clientes Foto: INÉZIO MACHADO/GES
Manhã de 10 de março. De forma extra oficial, começam a circular informações de que a qualquer momento será confirmado o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. O clima é de apreensão e incerteza, especialmente entre autoridades responsáveis pelas estratégias que começavam a ser traçadas para encarar a situação. Pouco depois, ainda antes do meio-dia, se torna oficial: um homem de 60 anos, morador de Campo Bom, foi diagnosticado com o vírus.

Desde aquela manhã de terça-feira, o que até então parecia algo distante entrou de vez na vida dos gaúchos e fez com que o Estado também mergulhasse em uma outra realidade. Não demorou muito para que medidas duras de isolamento social fossem decretadas, enquanto, infelizmente, os casos e as mortes se acumulavam. E em meio a esse cenário turbulento, de dúvidas, expectativa, polêmicas e muito mais, uma expressão ganhou fôlego e foi incorporada ao dia a dia de todos: novo normal.

Passados quase sete meses, embora parte considerável da população tente retomar a normalidade, é cada vez mais nítido que muitas das adaptações surgidas durante o isolamento social vieram para ficar - mesmo que muitos não percebam ou se neguem a aceitar. E neste contexto, a tecnologia, se já era importante, se tornou de vez fundamental. Tanto que é o primeiro dos seis temas selecionados pelo Grupo Sinos para discutir, até dezembro, dentro do projeto Novo Normal. A ação, multiplataforma, parte da ideia de que o mundo está em transformação acelerada e algumas das mudanças em decorrência da pandemia do coronavírus serão permanentes.

Depois de meses de isolamento social, aliás, começa a ficar mais claro quais setores serão mais impactados por uma onda de transformação. Por isso, além do papel da tecnologia, também serão discutidas as mudanças no mercado de trabalho, nas relações de convivência social, na saúde, no desenvolvimento econômico e, ainda, na mobilidade urbana.

Novo Normal

O projeto é desenvolvido pelo Grupo Sinos ao lado de parceiros, que vão contribuir no desenvolvimento das discussões por meio de reportagens especiais como a deste final de semana e das demais ações multiplataforma que buscam apontar quais mudanças realmente vieram para ficar e como elas vão impactar o mundo a partir de agora. Grupo Protefort, Central de Alarmes e Server Softwares para Varejo são patrocinadores master e curadores do projeto até o momento, que conta ainda com o patrocínio de Weissheimer Engenharia.

Um bom exemplo, aliás, vem da Server. Em meio à pandemia, a empresa teve um acréscimo considerável de clientes justamente por compreender bem o que estava por acontecer. Com a utilização de ferramentas já existentes e o desenvolvimento de outras, deu um nó na crise e ajudou varejistas, especialmente do ramo de confecções, vestuário e acessórios, a impulsionar seus negócios por meio da Internet. ''A digitalização de muitas empresas já era esperada, estava de fato na pauta de muitos para daqui um tempo, mas com a pandemia ela foi totalmente acelerada'', destaca o diretor Comercial da Server, Marcos Zanelatto.

O olhar do varejo

O crescimento da Server, aliás, encontra respaldo nos varejistas brasileiros. Eles estão otimistas quanto ao crescimento do comércio eletrônico, segundo pesquisa.

As respostas de 592 dirigentes de empresas do ramo indicaram a expectativa de que nos próximos três anos o varejo on-line no Brasil será, no mínimo, multiplicado por quatro, reforçando o papel da tecnolgia daqui para a frente no varejo.

Os dados são de levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas e Gouvêa Experience para o evento Global Retail Show 2020.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.