Publicidade
Notícias | País Congelamento na Educação

MEC congela bolsas vinculadas à Capes até o final do ano

5.613 bolsas destinadas ao mestrado e doutorado serão contingenciadas

Última atualização: 03.09.2019 às 08:26

Foto por: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Descrição da foto: Novos bloqueios feitos pelo MEC congelam bolsas de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), terá 5.613 bolsas destinadas ao mestrado e doutorado congeladas a partir desse mês até o final do ano, segundo comunicado oficial. 

Esse montante corresponde a 2,65% do total de bolsas da Capes, que ao todo possui 211.784 bolsas ativas em suas áreas de atuação. E, deste total, 92.680 bolsas pertencem as pesquisas da pós-graduação.

Ainda segundo o comunicado, mesmo com esse bloqueio ainda foi possível preservar a parcela principal dos recursos e bolsas ativas. "Queremos preservar o pagamento dos todos bolsistas que já recebem o benefício”, afirma Anderson Correia, presidente da Capes.

O bloqueio

Para os cofres públicos, a medida representa um contingenciamento de R$ 37,8 milhões em 2019. Em quatro anos, estima-se que esse valor chegaria a R$544 milhões. Contudo, pretende-se manter o pagamentos dos pesquisadores já cadastrados nos Sistemas de Acompanhamento de Concessões (SAC) e de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

Orçamento de 2020

Já para o ano seguinte, o presidente da Capes afirma que outras alternativas para recompor o orçamento estão sendo examinadas junto ao MEC. "Todas as possibilidades estão sendo estudadas para garantir o pleno funcionamento dos serviços prestados”. Inclusive, uma das iniciativas será buscar financiamento por meio de parcerias com empresas na formação de recursos.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.