Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País TEMPO

Nuvem de poeira vinda da Patagônia deve chegar ao litoral do Rio Grande do Sul

De acordo com a MetSul, a nuvem possui 615 mil km²

Publicado em: 25.10.2021 às 22:24 Última atualização: 26.10.2021 às 12:18

Nas próximas horas, o litoral do sul do Brasil deve ser atingido por uma imensa nuvem de poeira gerada por tempestades de vento na Patagônia. De acordo com a MetSul Meteorologia, imagens de satélite do final da tarde desta segunda-feira (25) mostravam a poeira sobre o Oceano Atlântico na costa da província argentina de Buenos Aires e na foz do Rio da Prata.

Nuvem de poeira da Patagônia chegará à Costa do Sul do Brasil
Nuvem de poeira da Patagônia chegará à Costa do Sul do Brasil Foto: Zoom Earth/MetSul

A previsão é de que, no País, a poeira permaneça predominantemente sobre o mar. No entanto, há a possibilidade que o extremo sul e o leste gaúcho tenham também áreas continentais atingidas pela nuvem, o que aconteceria entre a noite desta segunda e a madrugada de terça-feira (26).

Ainda assim, conforme destaca a MetSul, a nuvem de poeira não costuma ser percebida pelas pessoas, já que ela é "apenas material particulado em suspensão na atmosfera". Quanto aos seus efeitos, o portal destaca que ela apenas deverá deixar o céu mais acinzentado e realçar as cores do nascer e do pôr do sol.

Dimensão

No entanto, esta nuvem se destaca pelo seu tamanho, muito maior que o usual. A MetSul informou que imagens de satélite na manhã desta segunda mostravam que a poeira que avança pelo Atlântico Sul tinha uma área de 615 mil quilômetros quadrados e se estendia por uma área de mais de mil quilômetros. Mas, apesar disto, o tamanho da área coberta por poeira diminui com o passar das horas.

A nuvem de poeira gigante foi ocasionado por um forte temporal que atingiu a região da Patagônia no último domingo, descrito pelos meteorologistas argentinos como o mais intenso dos últimos anos, com rajadas de vento que resultaram em danos à região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.