Publicidade
Notícias | Praia Vem Pescar!

Websérie incentiva a pesca segura no litoral norte

Em quatro episódios produzidos pelo Grupo Sinos com apoio institucional da Corsan, o programa Vem Pescar! dá dicas para curtir uma pescaria com segurança e tranquilidade, com destaque para a proteção ambiental

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 14.01.2021 às 05:00

Um dos episódios vai retratar a relação dos pescadores com os botos da barra e de como eles ajudam na pesca Foto: Ceclimar/CLN/UFRGS
Quem é fã de pescaria, quer iniciar essa prática ou está interessado em informações sobre proteção ambiental, aí está uma boa oportunidade para conhecer e aprender. Começa hoje nos veículos do Grupo Sinos o projeto Vem Pescar!, que integra a Central de Verão da empresa de comunicação, tendo como proposta incentivar a pesca como uma atividade saudável, segura e ambientalmente responsável, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O Vem Pescar! conta com apoio institucional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e é composto por conteúdos educativos nos formatos digital e impresso.

O destaque do projeto é a websérie, com quatro reportagens em vídeo, tratando de diferentes aspectos do universo da pescaria, com dicas e relatos de quem entende do assunto. Um item importante dessa ação é aliar o aprendizado de técnicas para fisgar um peixe com a preservação do meio ambiente, alertando as pessoas sobre os prejuízos causados pela pesca predatória e pela poluição dos recursos hídricos.

O primeiro episódio já está disponível (abaixo), abordando a pescaria com anzol no Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé. Uma equipe de jornalistas entrevistou pescadores experientes da região, para darem orientações básicas a iniciantes; e também representantes de órgãos públicos, convidados a explicar como reduzir os impactos ambientais e, importante, como obter a licença para pescar. O segundo episódio irá ao ar no dia 28 de janeiro e falará do fenômeno dos botos da barra do Rio Tramandaí, mostrando a relação amigável e a cooperação entre os pescadores locais e esses belos animais. Em fevereiro, será a vez dos dois últimos episódios: um sobre a pesca na beira do mar, veiculado no dia 4; e outro com orientações para quem deseja pescar de barco no rio e nas lagoas. Esse último estará disponível no dia 18 de fevereiro.

Somado à websérie, o projeto Vem Pescar! também contempla o lançamento de um almanaque contendo informações sobre a fauna do litoral norte. O material estará encartado no jornal ABC dos dias 30 e 31 de janeiro e contará com dados técnicos e curiosidades relacionadas aos diferentes tipos de peixes, crustáceos, aves, mamíferos, repteis e anfíbios que habitam o mar, os rios e as lagoas, desde características físicas até as regras de proteção ambiental.

Confira a programação:

Os episódios da websérie serão postados nas redes sociais (Facebook e Instagram) dos jornais NH, VS, DC, Jornal de Gramado, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha.

14/1 A pesca de anzol no Rio Tramandaí
28/1 Os botos da barra
4/2 Pescando na beira do mar
18/2 Pescando rio adentro e nas lagoas

Vem Pescar! - Episódio 1: Como pescar com anzol no Rio Tramandaí

Nos bastidores

O litoral norte foi o cenário para os jornalistas do Grupo Sinos captarem belas imagens e entrevistarem pescadores experientes da região Foto: Arquivo GES

Para pescar e cuidar dos recursos hídricos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), se não forem aplicadas melhorias na gestão dos recursos hídricos, o mundo enfrentará em 2030 um déficit de água de 40%. Nesse sentido, o projeto Vem Pescar! é importante, pois, além de estimular uma atividade de lazer segura, possibilita a interação responsável das pessoas com o meio ambiente, em especial os rios e lagoas do litoral norte gaúcho, que são fontes de água potável para milhares de pessoas.

Para sua realização, o Vem Pescar! conta com a parceria da Corsan. Todo o conteúdo apresentado na websérie e no almanaque de espécies está alinhado à missão da instituição de evoluir de uma empresa de saneamento básico para uma de soluções ambientais. Atualmente, a companhia abastece cerca de 6 milhões de gaúchos, distribuídos em 316 municípios.

Imagem Praia


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.