O destaque do projeto é a websérie, com quatro reportagens em vídeo, tratando de diferentes aspectos do universo da pescaria, com dicas e relatos de quem entende do assunto. Um item importante dessa ação é aliar o aprendizado de técnicas para fisgar um peixe com a preservação do meio ambiente, alertando as pessoas sobre os prejuízos causados pela pesca predatória e pela poluição dos recursos hídricos.
O primeiro episódio já está disponível (abaixo), abordando a pescaria com anzol no Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé. Uma equipe de jornalistas entrevistou pescadores experientes da região, para darem orientações básicas a iniciantes; e também representantes de órgãos públicos, convidados a explicar como reduzir os impactos ambientais e, importante, como obter a licença para pescar. O segundo episódio irá ao ar no dia 28 de janeiro e falará do fenômeno dos botos da barra do Rio Tramandaí, mostrando a relação amigável e a cooperação entre os pescadores locais e esses belos animais. Em fevereiro, será a vez dos dois últimos episódios: um sobre a pesca na beira do mar, veiculado no dia 4; e outro com orientações para quem deseja pescar de barco no rio e nas lagoas. Esse último estará disponível no dia 18 de fevereiro.
Somado à websérie, o projeto Vem Pescar! também contempla o lançamento de um almanaque contendo informações sobre a fauna do litoral norte. O material estará encartado no jornal ABC dos dias 30 e 31 de janeiro e contará com dados técnicos e curiosidades relacionadas aos diferentes tipos de peixes, crustáceos, aves, mamíferos, repteis e anfíbios que habitam o mar, os rios e as lagoas, desde características físicas até as regras de proteção ambiental.
Os episódios da websérie serão postados nas redes sociais (Facebook e Instagram) dos jornais NH, VS, DC, Jornal de Gramado, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha.
14/1 A pesca de anzol no Rio Tramandaí
28/1 Os botos da barra
4/2 Pescando na beira do mar
18/2 Pescando rio adentro e nas lagoas
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), se não forem aplicadas melhorias na gestão dos recursos hídricos, o mundo enfrentará em 2030 um déficit de água de 40%. Nesse sentido, o projeto Vem Pescar! é importante, pois, além de estimular uma atividade de lazer segura, possibilita a interação responsável das pessoas com o meio ambiente, em especial os rios e lagoas do litoral norte gaúcho, que são fontes de água potável para milhares de pessoas.
Para sua realização, o Vem Pescar! conta com a parceria da Corsan. Todo o conteúdo apresentado na websérie e no almanaque de espécies está alinhado à missão da instituição de evoluir de uma empresa de saneamento básico para uma de soluções ambientais. Atualmente, a companhia abastece cerca de 6 milhões de gaúchos, distribuídos em 316 municípios.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.