Publicidade
Acompanhe:
NH Hoje
Notícias | Região Problema na distribuição

Novo Hamburgo e mais seis cidades da região estão sem vacina da BCG

Imunização protege contra a tuberculose e é obrigatória no calendário de vacinação

Por Débora Ertel
Última atualização: 07.08.2019 às 21:09

Foto por: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Descrição da foto: Vacina da BCG
Municípios da região enfrentam dificuldades para aplicar a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, obrigatória no calendário de vacinação.

Um levantamento parcial da reportagem do Jornal NH aponta que faltam doses da vacina em Novo Hamburgo, Ivoti, Morro Reuter, Sapiranga, São Sebastião do Caí, Taquara e Três Coroas. Já em Parobé, Rolante e São Francisco de Paula a aplicação tem sido racionalizada porque a distribuição não tem sido regular. No município hamburguense, o problema é registrado desde a terça-feira (6).

Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a distribuição das vacinas aos estados é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Em julho, a informação repassada pelo órgão federal foi de que a distribuição atendeu a 68% da cota mensal do imunobiológico, pois alguns lotes ainda estavam aguardando liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O que a SES recebeu já foi enviado aos municípios gaúchos e a reposição dos estoques aguarda a chegada de nova remessa. No entanto, não há nenhuma informação se o Ministério da Saúde conseguirá distribuir as vacinas BCG neste mês.

O Jornal NH fez contato com a assessoria de imprensa do ministério, em Brasília, mas ainda não recebeu retorno.

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.