Publicidade
Notícias | Região Primeiros socorros

Manobra de Heimlich: saiba como ajudar alguém que se engasgou

Procedimento, segundo Bombeiros, é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores

Última atualização: 15.11.2019 às 21:42

Um menino de apenas sete anos morreu na madrugada desta sexta-feira (15) em Novo Hamburgo engasgado com um pedaço de carne. Ele chegou a ser socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município, mas infelizmente não resistiu.  Em julho deste ano, um bombeiro conseguiu salvar uma mulher que se engasgou com um comprimido em Dois Irmãos.  Jefferson Ivan Henz utilizou a manobra Heimlich para expelir o comprimido da traqueia da vítima. Segundo ele explicou na época, o procedimento é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores.

Saiba mais sobre a Manobra de Heimlich, que pode ajudar a salvar vidas em casos semelhantes.

 

Made withVisme

Disfagia, dificuldade de engolir

Sinal de mau funcionamento no esôfago, a disfagia é a dificuldade de engolir. O otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi Beilke explica que o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, com otorrinolaringologista, neurologista, gastroenterologista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. "Se não consigo engolir um comprimido, por exemplo, não está ligado a doença neurológica, mas já é uma dificuldade", diz. Segundo Beilke, o diagnóstico começa na observação da dificuldade da pessoa em comer e da queixa de dor e problemas para engolir.

Segundo o médico otorrinolaringologista, há avaliações necessárias para o diagnóstico, como o exame clínico neurológico, o otorrinolaringológico, há o raio X contrastado para ver se há alguma obstrução do esôfago até o estômago, a endoscopia, a laringoscopia para verificar se não há tumores obstruindo a laringe ou paralisia das pregas vocais e de base de língua. "E existe ainda o videodeglutograma, para avaliar o trajeto que o alimento vai fazer até o estômago. Todos estes fornecem informações para definir a conduta direta para estes casos", explica.

Situações perigosas

Balas duras - Balas duras são uma grande causa de engasgo, tanto para adultos quanto às crianças, pois elas impedem a passagem de ar.

Má mastigação - Alimentos mal mastigados, principalmente carne, também são muito perigosos e podem causar engasgamento. Portanto, o conselho é que toda refeição seja feita com calma, respeitando a mastigação pausada e triturando bem o que come.

Leite - Para os bebês, o problema é o leite. O recém-nascido precisa estar levemente inclinado, principalmente quando o leite é dado com uma mamadeira.

Brinquedos - Crianças pequenas descobrem tudo pela boca. Por isso, brinquedos pequenos, moedas, podem ser causas graves de engasgamento. Elas devem estar sempre supervisionadas por adultos.

 

>> Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter



Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.