Publicidade

Com decoração caprichada, casa vira atração turística em Ivoti

Aposentados são os verdadeiros ajudantes do Papai Noel, enfeitando a residência há 15 anos Reportagem: Juliana Nunes

Impossível passar pela Rua Henrique Dias, no bairro Jardim Panorâmico, e não se encantar com a casa da família Burghausen. Luzes, presépios e figuras decorativas, como renas e Papais Noéis, dão o tom da época mais bonita do ano. A tradição natalina é realizada há 15 anos e começou logo após a atendente Ivone Burghausen, 64, iniciar o tratamento contra um câncer. "Nem gosto de falar nesta palavra, minha fé me curou. O Natal é o momento em que tiro para agradecer. Ver o sorriso da criança ao dizer que aqui é a casa do Papai Noel não tem preço", conta Ivone, que decora a frente da residência com o marido, o marceneiro aposentado Osmar Arlindo Burghausen, 68. É Osmar quem produz parte das peças de decoração. E a cada ano a família investe mais na criatividade. "Este ano tem a Banda do Papai Noel", comenta Ivone.

A empresária Andressa Soltau, 30, ficou encantada com o que viu ao lado das filhas, Natália Agliardi, 10, e Júlia Agliardi, 7. "Saber que eles fazem tudo isso me chamou atenção, pois a cada ano o Natal vem sendo uma data mais comercial", diz Andressa. "Achei muito bonita a casa, na cidade é a mais decorada", completa Júlia.

O verdadeiro espírito natalino

Gratidão. Este é o sentimento que resume a ação. "Quando começamos, vimos que o espírito natalino estava acabando e aprendemos isso com os nossos pais, Natal sempre foi um momento importante. Se tu leva vida com amor, tudo se torna fácil", afirma Ivone.

O marceneiro aposentado Osmar Arlindo Burghausen, ao lado da esposa, Ivone, fabrica parte das peças da ornamentação, com 75 metros quadrados Foto: Fotos Inézio Machado/GES

No dia 21 de dezembro, uma ceia colonial será compartilhada com quem passar pelo local. "Eu farei cucas e meu marido salsichão. Minha filha vai se vestir de Papai Noel. Meu presente é ver a alegria do outro", ressalta a atendente.

O Natal dos Burghausen

No próximo dia 15 a alegria dos Burghausen vai estar em Novo Hamburgo. A família vai participar de uma ação social. "Vou me vestir de Mamãe Noel e levar pacotinhos de doces e salgadinhos para crianças", antecipa Ivone. Já a noite de Natal da família será em Ivoti. "Nos reunimos em casa, com toda a família, e também sempre brindamos com os vizinhos, um vai na casa do outro. Fomos os primeiros moradores do Jardim Panorâmico", comenta Ivone, que faz questão de separar parte da renda para os enfeites. "Vou guardando dinheiro para decoração e para ajudar as pessoas".

Em números

10 mil lâmpadas foram utilizadas pela família na decoração. E são 13 Papais Noéis e 12 renas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Transferência de recursos
premium

Novo Hamburgo e São Leopoldo seriam beneficiados com extinção de municípios

Região
Sustentabilidade
premium

Projeto de minicisternas em escolas de Novo Hamburgo é finalista de prêmio da ONU

Novo Hamburgo
Cotidiano
premium

Para sentir no bolso: valor das placas no padrão Mercosul variam quase 170% na região

Região
Dado alarmante
premium

Novo Hamburgo está em segundo lugar no ranking de cidades com maior incidência de HIV/Aids

Região