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Aliada da dieta! Aprenda a fazer fruta desidratada em casa

Consumidas com moderação, elas são excelente recurso para quem é fã de doce. Além disso, as porções podem ser feitas em casa de forma simples

Última atualização: 04.01.2020 às 00:00

Frutas desidratadas são excelentes opções para acompanhar iogurtes e shakes, em alimentos com baixo teor de carboidratos em geral Foto: Adobe Sotck
A mais conhecida de todas as frutas secas é a uva-passa, que é polêmica: sempre aparece com toda a força nas festividades de Natal e ano-novo e há quem não goste nem um pouco dela. Mas saiba que quase todas as frutas podem ter uma versão desidratada - ou seja, sem água - e que elas podem ser aliadas da dieta o ano todo e serem também um ótimo recurso para quem não abre mão de um doce. A nutricionista da Unimed Encosta da Serra Gabriela Grings deu as dicas a seguir sobre as frutas secas. Ela recomenda também alguns cuidados quanto a porções e combinações.

O processo

Consiste na eliminação da água das frutas. Pode ser feito através de técnicas mecânicas (centrifugação, filtração, ultrafiltração, osmose reversa, escoamento e prensagem) ou térmicas. Quase todas as frutas podem ser desidratadas, exceto as que contêm grande quantidade de água, como melancia, ou as ricas em gorduras, como o abacate.

Fazendo em casa

Utiliza-se o forno convencional ou micro-ondas, podendo levar algumas horas dependendo da fruta. Basta fatiá-la, forrar uma fôrma com papel manteiga e assar. Dependendo da fruta, é necessário colocá-la em solução de água com limão antes de levar ao forno para preservar a coloração. Ao desidratar as frutas ocorre perda de algumas vitaminas, principalmente a vitamina C. Mas as quantidades de fibras, carboidratos, proteínas e gorduras mantêm-se praticamente as mesmas.

No geral, as frutas secas têm validade de 6 a 12 meses, devem ser armazenadas em potes fechados em temperatura ambiente. Se compradas a granel, é importante etiquetar com a informação do prazo de validade.

Conselho do Dr.

É possível consumir as frutas à vontade, tem algum parâmetro para saber a quantidade de calorias? Se considerarmos apenas o valor calórico, 8 a 10 ameixas secas equivalem a uma fruta por exemplo. O ideal é sempre procurar um nutricionista para orientar corretamente, de acordo com os objetivos do paciente.

A vantagem é que a frutas secas são fáceis de carregar, saborosas e até colaboram com aqueles que sentem muita vontade de comer doces durante o dia. Além disso, é importante lembrar que são bastante calóricas.

Receita de snack de banana

Os chips de banana são muito saborosos e têm as mesma propriedades que as bananas. Além disso, os snacks são excelentes para levar como lanche na academia ou no trabalho, porque, ao contrário do que pode acontecer com a banana, não correm o risco de amolecer ao longo do dia. Pois a banana segue amadurecendo.

Escolha quatro bananas de sua preferência, que não estejam muito maduras. Corte em rodelas bem finas. Disponha as bananas cortadas em uma assadeira untada com óleo ou manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido, a 180ºC, por dez minutos.

Vire as rodelas e retorne ao forno por mais dez minutos. Transfira para um prato, deixe secar e conserve em portes herméticos para que não percam a textura crocante.

Dicas

Alguns preparos podem ficar ainda mais doces, se forem adicionados mel e açúcar de baunilha. Basta pincelar as bananas com mel ou polvilhar com o açúcar. Também é possível "temperar" com canela. Mas vale lembrar que tanto o mel, quanto o açúcar aumentam as calorias.


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