Publicidade
Notícias | Região Com restrições

Ivoti libera acesso a praças e parques

Comitê local entendeu que se trata de proteger a saúde mental da população

Por Bruna Mattana
Publicado em: 04.08.2020 às 03:00 Última atualização: 04.08.2020 às 07:48

Marli e Rubenich aproveitaram a tarde para bater um papo na Praça da Concórdia Foto: Inézio Machado/GES
As praças de Ivoti estão novamente abertas para uso, desde o final de semana. O prefeito, Martim Kalkmann, ressalta que essa foi uma decisão tomada pelo Comitê de Controle de Riscos do Covid-19. "Essa também é uma das ações de combate à pandemia, pois o comitê entende que a saúde mental das pessoas também é importante para combater a doença", salienta.

Para frequentar os espaços, a orientação é de que se mantenha o distanciamento social, que haja o uso de máscara e que os cidadãos não compartilhem objetos pessoais, inclusive chimarrão. "Temos uma equipe de fiscalização, mas cabe à pessoa se conscientizar sobre a importância das medidas de higiene", pontua.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

Na tarde de ontem, o comerciante Lucio Goulart, 28, aproveitou o intervalo para descansar na Praça da Emancipação, no Centro. "Fiquei contente, é um espaço para arejar a cabeça, ler um livro ou ver uma série no celular."

A professora aposentada Marli Gehm, 66, e o industriário aposentado Mirando Rubenich, 59, utilizaram os bancos da Praça da Concórdia para colocar o papo em dia. Com o devido distanciamento e utilizando máscaras, aprovaram a iniciativa. "Que bom que o município liberou. A gente precisa sair de casa um pouco. É só manter os cuidados", destaca Marli.

Cultura

Ainda no intuito de minimizar os efeitos da pandemia causados pelo isolamento social, o município iniciou neste final de semana o projeto Curta Cultura. No sábado e no domingo, às 18 horas, um caminhão, equipado com sonorização, iluminação e apresentação dos músicos Diego Spengler e da dupla Acústico Rockfeller, circulou pelos bairros. "A proposta é que a pessoas cantem, dancem, se divirtam assistindo a passagem do caminhão a partir dos jardins de suas casas ou janelas de seus apartamentos", destaca a diretora de Turismo, Raiama Trenkel.

 


Pela região

Espaços públicos como praças e parques permanecem fechados em cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom, Taquara e Sapiranga. Mas há iniciativas para a população. Em Campo Bom, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo Silva, explica que o município se preocupa em manter a população ativa, seja por meio de vídeos realizados pelos profissionais de educação física para exercícios em casa, seja competições de xadrez on-line e campeonatos de futebol virtual.

Em Novo Hamburgo, a Prefeitura informa que procura disponibilizar à população iniciativas como o Programa Melhor Idade (PMI), pelo qual videoaulas com atividades físicas estão disponíveis pelo Facebook para a população.

 

Opções são oferecidas em outros municípios

Embora haja flexibilização em Ivoti, outros municípios da região seguem com restrições. Em Dois Irmãos, as praças e o Parque Romeo Benício Wolf seguem fechados. A pista de atletismo do Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich foi liberada para a prática de atividades físicas. A Administração Municipal, por meio do Departamento de Desporto, lançou vídeos com atividades educativas para fazer em casa.

Estância Velha também continua com acessos restritos. Como ação para enfrentar os impactos do isolamento, o município oferece atendimento psicológico on-line à população. Na página do Facebook há vídeos incentivando a prática de exercícios físicos.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.