Publicidade
Notícias | Região Na região

Cemitérios terão termômetro, álcool gel e uso obrigatório de máscara no Dia de Finados

Prefeituras orientam para que homenagens na próxima segunda-feira sejam feitas com segurança, mantendo os protocolos sanitários

Por Susi Mello
Publicado em: 27.10.2020 às 05:00 Última atualização: 27.10.2020 às 07:59

O casal Irineu e Sirlei levou flores a um dos túmulo de familiares no Cemitério Municipal Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES
O Dia de Finados será marcado pelo cumprimento dos protocolos de saúde nos cemitérios, em razão da pandemia. Em meio às flores, emoções e muita saudade, uma nova paisagem deverá se formar nestes ambientes. Os visitantes deverão usar máscara de proteção facial, poderão ter a medição de temperaturas, assim como a disponibilização de álcool gel. Ainda precisarão manter distanciamento e, em hipótese alguma, aglomerar-se. 

Como medida de segurança, prefeituras estão solicitando que apenas uma pessoa de cada família faça a visitação e que as do grupo de risco evitem a ida aos cemitérios e celebrações religiosas. Também é recomendado àqueles que apresentem febre ou sintomas gripais no dia não se dirijam aos cemitérios. Para completar as medidas, quem realizar visitas, deverá higienizar as mãos com frequência, especialmente após contato físico com superfícies.

Em Novo Hamburgo, o Centro de Operações de Emergência Municipal - Covid-19 (Coem) definiu protocolos para os cemitérios. Entre as medidas, todas as entradas destes locais deverão ter medidores de temperatura para o público. O uso de máscara é obrigatório em todas as áreas, além da disponibilização de álcool gel nas entradas e em instalações de uso comum. Havendo missas em ambientes fechados, como capelas, deverá ser obedecida a ocupação intercalada de assentos e o distanciamento mínimo de dois metros, além de obedecer a capacidade de 50% do público.

Dez dias antes da data, o casal de aposentados de Lomba Grande Sirlei Flores Strieder e Irineu Strieder levou flores a um dos túmulo de familiares da aposentada, no Cemitério Municipal Willy Martin, no bairro Operário. Mesmo sendo os únicos no local, na sexta-feira passada, ambos mantiveram a máscara no rosto. "Minha mãe de 84 anos tem baixa imunidade. Tenho netas e queremos continuar bem, sem ser os responsáveis por transmissão de doença. Viemos para ver como estão os túmulos e voltaremos antes do Finados, evitando aglomeração", declarou Sirlei, diante da lápide dos avós, Firmino e Maria Júlia, e do pai Leopoldo.

Pela região

Sapiranga - A Secretaria Municipal de Saúde pede que população visite cemitérios nesta semana. Também recomenda a abertura destes locais já no sábado e no domingo. Fica estabelecido o limite de 50% de ocupação da capacidade.

Ivoti - Conforme o secretário de Saúde, Marcelo Bernardes, a população é orientada a usar a máscara para frequentar os locais de grande circulação de pessoas.

Campo Bom - O Cemitério Municipal, na Avenida João XXIII, bairro Metzler, abrirá no dia 2 das 7 às 19 horas. "O uso de máscara será obrigatório para acessar o local. Também haverá álcool gel na entrada", informa o secretário de Assistência Social e Habitação, Tiago de Vargas.

Taquara - O Cemitério Municipal, na Rua Treze de Maio, bairro Cruzeiro do Sul, não terá missas. Recomenda-se que uma pessoa de cada família faça a visitação.

Dois Irmãos - Visitantes do Cemitério Municipal de Dois Irmãos, na Estrada Picada Verão, deverão seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara.

 

Jardim da Memória terá homenagens

A programação de Finados do Cemitério Jardim da Memória contará com transmissões ao vivo pelo Facebook e YouTube. No dia 1º, às 10 horas, terá missa com bispo Dom Zeno Hastenteufel. Já no dia 2, no mesmo horário, a celebração será com padre Fabrício Bervian e, por volta das 11h15, terá uma revoada de balões brancos biodegradável. Já às 19 horas será a vez do recital "Amor além da Vida", com Dante Ramon Ledesma e Família.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.