Publicidade
Notícias | Região Saúde e Tecnologia

Centro de Diagnósticos será um dos destaques do novo Hospital Unimed Vale do Sinos

A ideia é que os cerca de 500 tipos exames realizados atualmente sejam aprimorados a partir de novas tecnologias e de melhorias no fluxo de atendimento no novo espaço

Publicado em: 30.10.2020 às 08:00 Última atualização: 30.10.2020 às 13:23

Ampla recepção e área de atendimento marcam o Centro de Diagnósticos Foto: Divulgação

Grupo Sinos 360 | Branded Content
Conteúdo produzido em parceria com Unimed Vale do Sinos

Quando o novo Hospital da Unimed Vale do Sinos estiver aberto à comunidade, um dos serviços que, com certeza, receberá um movimento considerável de pessoas será o Centro de Diagnósticos. Localizado no térreo em uma área total de cerca de 590 metros quadrados, foi projetado para atender ao aumento da demanda prevista nos próximos anos.

Atualmente, são oferecidos aos pacientes cerca de 500 tipos de exames, urgentes ou eletivos e todos serão aprimorados na nova estrutura, com métodos diferenciados para apoio ao diagnóstico e tratamento. Entre esses exames se destacam:

- Ecografia geral e intervencionista

- Ecografia obstétrica 3D/4D e de avaliação de risco fetal

- Ecografia com doppler

- Ecocardiografia transtorácica

- Ecocardiografia transesofágica, ecocardiografia fetal

- Mamografia, ecografia mamária e intervencionista

- Densitometria óssea

- Tomografia computadorizada

- Ressonância magnética

- Raio-X

- Laboratório de análises clínicas

Além do fator quantidade de pessoas atendidas, o espaço significará um avanço no que diz respeito à assistência às mais diversas especialidades, por meio de uma equipe de médicos e técnicos capacitados continuamente e alinhados ao Jeito de Cuidar Unimed.

Um dos pontos diferenciados do novo Centro de Diagnósticos é o projeto arquitetônico e de interiores. A infraestrutura inclui o acesso facilitado e a ampla sala de recepção e foi toda pensada para diminuir o tempo de espera de atendimento e oferecer maior conforto, humanização e segurança às pessoas, tornando a experiência mais acolhedora e agradável possível. Quer um exemplo? Dentro do Centro de Diagnósticos, familiares de gestantes terão à disposição uma sala especial voltada ao acompanhamento de ecografias obstétricas. Com isso, enquanto a paciente estiver realizando o exame, a família poderá visualizar as imagens do bebê em tempo real e em um local aconchegante.

Atualmente, são oferecidos aos pacientes cerca de 500 tipos de exames, urgentes ou eletivos Foto: Divulgação

Cuidados especiais na mastologia

São dois mamógrafos com a melhor tecnologia existente no mercado Foto: Divulgação
Um dos grandes investimentos feitos pela Unimed Vale do Sinos foi na especialidade de Mastologia, com a compra de dois mamógrafos com a melhor tecnologia existente no mercado atualmente. O hospital será a única instituição de saúde da região a contar com essa ferramenta, permitindo obter imagens de mamografia com maior qualidade para o diagnóstico de microcalcificações, além de maior definição nos casos de nódulos e de outras lesões na mama. E com significativa redução nas doses de radiação. "Com a aquisição desses equipamentos, sendo um com estereotaxia, o serviço começará a realização de mamotomia, um procedimento minimamente invasivo que possibilita a realização de biópsias com sucção de fragmentos, principalmente nos casos de microcalcificações, quando indicado", informa a médica Tânia Silva Vieira, radiologista do Serviço de Ecografia e Mamografia. Segundo ela, a estereotaxia também fará com que os agulhamentos de microcalcificações sejam mais precisos, confortáveis e mais rápidos.

O câncer de mama, explica Tânia, é um dos mais frequentes nas mulheres acima dos 40 anos e a mamografia ainda é o principal exame de diagnóstico precoce. Quando associada à ecografia mamária, garante maior precisão aos resultados. "Na Unimed, temos uma equipe de profissionais com especialização em diagnóstico por imagem das mamas", completa.

O médico Gustavo Capovilla, representante da Ginecologia e Obstetrícia, afirma que não somente o Centro de Diagnósticos, mas o hospital como um todo está sendo estruturado para oferecer o melhor a respeito de assistência às mulheres. "Na ginecologia, chama atenção a infinidade de procedimentos por videolaparoscopia, e na obstetrícia, teremos um centro obstétrico e maternidade com estrutura física, recursos tecnológicos e humanização no atendimento sem igual na região", complementa o profissional.

Ressonância e tomografia

Novos equipamentos de ponta fornecem imagens em alta definição Foto: Divulgação
O Centro de Diagnósticos contará com um aparelho de Tomografia Computadorizada de 64/128ch e dois de Ressonância Magnética de 1,5 Tesla, ambos representando uma vantagem enorme aos pacientes devido ao fornecimento de imagens com altíssima resolução.

"Em relação à ressonância, os equipamentos possuem bobinas dedicadas, de até 16 canais, gerando exames muito rápidos e com excelente qualidade. Os mais simples, como de joelho ou coluna, por exemplo, poderão ser realizados em até 10 minutos", informa Gustavo Poletto, médico radiologista do Serviço de Ressonância e Tomografia.

Também estarão à disposição os exames convencionais nas áreas de ortopedia.

Além dessas facilidades, a Unimed Vale do Sinos será uma referência em técnicas avançadas de neuroimagem, destacando-se a espectroscopia, a fluxometria liquórica, a perfusão cerebral e a tractografia.

"Outros métodos avançados de imagens serão a ressonância magnética cardíaca, incluindo estudos de viabilidade miocárdica/perfusão, a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, multiparamétrica do fígado, quantificação de ferro e gordura hepática", afirma Poletto.

Além disso, a Unimed Vale do Sinos destaca outros diferenciais no momento da realização dos exames:

- São indolores e não utilizam radiação ionizante.

- São silenciosos, com níveis de som ambiente.

- Oferecem imagens anatomofuncionais em alta definição e sensibilidade para detecção de patologias.

- O túnel do paciente tem design humanizado - com iluminação, ventilação e comunicação em duas vias com o operador (reduzindo a sensação de claustrofobia).

- Não necessitam de injeção de contraste exógeno.

SUPORTE AO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

A Emergência do novo hospital ficará ao lado do Centro de Diagnósticos, tornando mais ágeis os exames que exigem maior urgência. Fora o acesso facilitado a outras áreas relacionadas, como a Hemodinâmica e Unidade de Tratamento Intensivo. "Essa estrutura será somada a um atendimento humanizado, através de especialistas capacitados em clínica médica, cardiologia, pediatria, traumatologia e cirurgia geral. Todos guiados por protocolos clínicos institucionais com base na melhor evidência científica", comenta o médico Rafael Vilanova, coordenador da Urgência e Emergência. De acordo com ele, o serviço será, sem dúvida, um dos principais diferenciais da instituição. "A ideia é criar um centro de referência, em que satisfação, agilidade e cuidado ao atendimento aos pacientes serão a prioridade."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.