Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do turismo no Município, o plano apresenta estratégias e ações ligadas ao aumento e a estruturação da área em São Leopoldo. Construído através de uma parceria público-privada entre Prefeitura de São Leopoldo, Amvars/ Vale Germânico e o Sebrae tendo o apoio do Sicredi e Emater, o plano teve um investimento de mais de R$30.000,00, sem custos ao Município. O documento final aponta as ações que serão realizadas até 2024, com os eixos de atuação construídos em forma conjunta com representatividades da comunidade.
Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o plano cumpre um papel fundamental para a São Leopoldo, pois “busca não só o fortalecimento do turismo local, mas também em nível regional. É um setor que colabora com o desenvolvimento socioeconômico gerando emprego e renda, contribuindo para o meio ambiente e fortalecendo a identidade local”, conta o prefeito.
Segundo a diretora de Turismo de São Leopoldo, Lilia Motta, o Plano Municipal é fundamental para o desenvolvimento do turismo no Município e além disso, “o turismo é uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, capaz de gerar empregos, distribuir renda, captar divisas e proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, explica Lilia.
A presidente do Museu Histórico de São Leopoldo e diretora de Cultura e Turismo da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), Ingrid Elisabet Marxen, ajudou a formular o plano participando das oficinas durante os cinco dias. “É de suma importância essa construção em conjunto, quanto mais completo for o grupo, melhor”, afirma. O documento do Plano Municipal de Turismo estará disponível para consultas para até o fim de dezembro.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.