A consequência do crescimento da pecuária foi o aumento do plantio de milho. O grão, que era plantado apenas para consumo próprio e para alimentar os animais da propriedade, como porcos e galinhas, passou a ser um das principais produtos da dieta do gado, em especial do rebanho confinado.
Segundo a técnica agrícola da Emater Carine Gross de Barros, no município, existem entre 120 e 150 hectares com milho, com capacidade de expansão para mais de 400 hectares. Entre os anos de 1940 e 1960, Taquara vivenciou um crescimento nas lavouras de milho, impulsionado pelos moinhos, mas que depois foi diminuindo.
A Emater tem orientado os produtores sobre técnicas de armazenamento que sejam mais baratas, incluindo boas práticas para segurar a lavoura por mais tempo. "Quando vem um alerta de estiagem, é muito preocupante. No ano passado, teve produtor que precisou comprar silagem porque faltou", comenta.
Embora dê trabalho, é mais vantajoso financeiramente para o produtor plantar e colher o milho do que depender de insumos comprados, principalmente, com a alta do dólar, que tem muito impacto no agronegócio.
Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.