Publicidade
Notícias | Região Medidas mais duras

Municípios do Litoral Norte terão lockdown no final de semana

A medida prevê fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados

Publicado em: 03.03.2021 às 14:34 Última atualização: 03.03.2021 às 21:45

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) definiu na manhã desta quarta-feira (3), adotar o sistema de lockdown no próximo final de semana. A medida foi definida diante da preocupação dos gestores com o avanço da pandemia do Covid-19 no Litoral Norte e será válida sábado (6) e domingo (7).

O lockdown poderá ser adotado nas 22 cidades litorâneas e da encosta da Serra, a fim de diminuir a propagação do vírus. A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos, que optaram ser mais restritivos que o decreto estadual, porém alguns municípios foram desfavoráveis, levando em consideração suas peculiaridades locais.

A ação prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele-entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas.

“Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado no Litoral Norte”, explica o presidente da Amlinorte e prefeito de Itati, Flori Werb. A Amlinorte levou em conta na decisão os elevados índices de contaminação e óbitos na região, atendendo também a orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Litoral Norte.
A região até a terça-feira se encontrava em colapso na rede assistencial de saúde, com aumento no número de pacientes em fila de espera aguardando leitos, sendo 40 para UTI e 56 para leitos clínicos. A taxa de ocupação de UTI era de 100% e de leitos clínicos de 127%.

Os municípios deverão editar decretos ainda nesta quarta-feira, para validar o início das medidas de lockdown para sábado e domingo.

Tramandaí já detalhou as medidas adotadas. Com o lockdown decretado no final de semana e levando em consideração o decreto estadual de suspensão das atividades, o fechamento total do comércio inicia a partir das 20 horas de sexta-feira (5) até as 5 horas de segunda (8). "Tramandaí cumprirá as medidas definidas em reunião e o Decreto Municipal permite apenas que farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde podem funcionar normalmente, seguindo as normas de prevenção ao vírus. 

Municípios que compõem a Amlinorte:
Arroio Do Sal
Balneário Pinhal
Capão da Canoa
Capivari do Sul
Caraá
Cidreira
Dom Pedro de Alcântara
Imbé
Itati
Mampituba
Maquiné
Morrinhos do Sul
Mostardas
Osório
Palmares do Sul
Tavares
Terra de Areia
Torres
Tramandaí
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Xangri-Lá

Não vão aderir

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha já emitiu nota afirmando que não vai aderir ao lockdown: "Mesmo integrando a Amlinorte, que vai adotar a medida em algumas das suas cidades, nossa decisão é baseada no fato de não possuirmos faixa de praia, ou seja, diferente da maioria dos municípios litorâneos, que se utilizaram desta medida para evitar o recebimento de turistas no final de semana, o que não é o nosso caso", escreveram.
Conforme o comunicado, a cidade segue adotando todas as regras e restrições impostas pela bandeira preta, inclusive no controle de acesso ao Balneário da Lagoa dos Barros.

Segundo a Amlinorte, Caraá também não vai adotar a restrição, pois entende ter uma realidade diferente das praias, onde ocorrem mais aglomerações.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.